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Detalhe da Oferta:
O S2AQUA - Laboratório Colaborativo, Associação para uma Aquacultura Sustentável e Inteligente (S2AQUAcoLAB) abre concurso de recrutamento e seleção para 1 licenciado ou mestre em aquacultura, ciências biológicas ou áreas afins (M/F), com no mínimo 5 anos de experiência, para desenvolver e implementar estratégias de marketing considerando os objetivos do Laboratório Colaborativo.
Financiado por Programa Regional Algarve 2030, co-financiado pelo Fundo Social Europeu Mais (FSE+) e Orçamento de Estado.
1. Perfil pretendido
1.1. Formação académica e experiência:
i. Grau e certificado reconhecido em Portugal (OBRIGATÓRIO) de licenciado ou mestre em aquacultura, ciências biológicas, biologia ou equivalente;
ii. Ter um mestrado ou pós-graduação em marketing ou áreas afins (fator preferencial);
iii. Experiência/conhecimento em aquacultura e/ou em áreas envolventes (zootecnia, alimentação e nutrição, biologia molecular, patologia, bioquímica e análises químicas, etc.)(fator preferencial);
iv. Experiência comercial;
1.2. Competências técnicas:
i. Capacidade para desenvolver e implementar estratégias de marketing, com foco na inovação e na adaptação a novos desafios e tendências de mercado;
ii. Domínio na análise de tendências e identificação de oportunidades de negócio, que contribuam para o posicionamento estratégico dos serviços do S2AQUA, em articulaçãocom a coordenação do S2AQUA;
iii. Experiência no desenho e implementação de campanhas digitais, gestão de redes sociais e produção de conteúdo, em colaboração com a equipa de comunicação do S2AQUA;
iv. Capacidade para definir metas, monitorizar indicadores de desempenho (KPIs) e ajustar estratégias de acordo com os resultados obtidos;
v. Capacidade para propor soluções inovadoras, criar campanhas diferenciadas e explorar novas vertentes de negócio na área de atuação do S2AQUA;
vi. Facilidade em gerir múltiplas tarefas/projetos, trabalhar de forma proativa e transversal com equipas multidisciplinares;
vii. Experiência na criação e gestão de colaborações estratégicas B2B e B2C a nível nacional e internacional;
Para todos os candidatos é OBRIGATÓRIO uma experiência profissional mínima de 5 anos no perfil e atividades pretendidas.
1.3. Outros requisitos:
i. Fluência em português e domínio da língua inglesa (oral e escrita);
ii. Excelentes competências interpessoais;
iii. Capacidade para elaboração apresentações e relatórios;
iv. Capacidade de adaptação e integração para trabalhar em equipa;
v. Elevada capacidade de organização pessoal e sentido de responsabilidade;
vi. Autonomia e proatividade;
vii. Disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais.
2. Tarefas:
De acordo e sob as orientações da Direção e coordenação do S2AQUAcoLAB, o programa de trabalhos envolve, nomeadamente, as seguintes atividades:
i. Realizar análises de mercado e concorrência para identificar oportunidades e tendências na área de atuação do S2AQUA;
ii. Estabelecer e manter parcerias estratégicas com stakeholders, organizações e o setor privado, contribuindo para a ampliação e consolidação da rede de contactos do S2AQUA. Cultivar relações de confiança junto dos clientes e garantir um acompanhamento continuo e personalizado;
iii. Promover os serviços do S2AQUA, desenvolver materiais promocionais e apresentações que evidenciem os benefícios e diferenciais dos serviços oferecidos, contribuindo para a prospeção e fidelização de clientes;
iv. Desenvolver negócios B2B e B2C no setor da aquacultura, com foco na identificação de oportunidades de mercado, necessidades dos clientes e desenvolvimento de soluções personalizadas. Realizar visitas regulares a clientes e potenciais clientes para entender as suas necessidades e apresentar soluções que satisfaçam essas necessidades;
v. Avaliar novas oportunidades de negócio através de várias fontes, como “networking”, prospeção online e participação em eventos do setor;
vi. Colaborar com a direção para garantir consistência na mensagem da marca;
vii. Manter-se atualizado/a relativamente às tendências do mercado e inovações na área do marketing e da aquacultura, propondo novas metodologias e abordagens;
viii. Colaborar na elaboração de um plano de marketing alinhado com os objetivos do S2AQUAcoLAB, em colaboração com a equipa de comunicação;
ix. Contribuir para a produção de materiais de marketing, como folhetos, catálogos, vídeos e conteúdo para o site, relacionados com os serviços do S2AQUA;
x. Definir, coordenar e implementar campanhas de marketing (tradicionais e digitais) para a promoção dos serviços e projetos do S2AQUA, em colaboração com a equipa de comunicação;
xi. Definir indicadores de desempenho e elaborar relatórios periódicos que permitam avaliar a eficácia das campanhas e iniciativas implementadas. Propor e implementar melhorias nas estratégias com base na análise dos resultados e feedback do mercado;
xii. Participar ativamente em reuniões internas, contribuindo para a criação de um ambiente colaborativo e de inovação contínua;
xiii. Assegurar a gestão eficaz dos recursos financeiros destinados às ações de marketing, respeitando os parâmetros e metas estabelecidos.
3. Remuneração
A remuneração mensal bruta pode varia entre os níveis 16 (1 385,99€) e 32 (2 240,74€) da Tabela Remuneratória Única dependendo das habilitações literárias e experiência profissional comprovada.
4. Tipo e duração do contrato
O contrato é sem termo e terá início previsto em 17 de março de 2025 (a combinar posteriormente com o candidato).
5. Supervisão e Local onde se desenvolverá a atividade
As atividades serão desenvolvidas sob a orientação da Doutora Cátia Marques, coordenadora científica do S2AQUAcoLAB.
As atividades serão desenvolvidas nas instalações do S2AQUAcoLAB, com sede em Estação Piloto de Piscicultura de Olhão, Av. do Parque Natural da Ria Formosa, s/n, 8700-194 Olhão, Portugal.
Serão necessárias deslocações para visita a clientes, participação em eventos e explorar novas oportunidades de negócio.
6. Candidaturas:
O concurso está aberto entre 10 de fevereiro e as 23:59h de 23 de fevereiro de 2025.
Apenas serão aceites candidaturas submetidas direta e necessariamente por email Mostrar Email >
com indicação referência ao S2AQUAcoLAB/Ref_01/2025.
Cada candidato poderá submeter apenas uma candidatura, sob pena de cancelamento de todas as candidaturas submetidas.
A candidatura deve incluir os documentos mencionados no ponto 6.1.
A prestação de falsas declarações ou a realização de atos de plágio é motivo para cancelamento da candidatura sem prejuízo da adoção de outras medidas de natureza sancionatória.
Podem candidatar-se ao presente concurso:
A. Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados-membros da União Europeia;
B. Cidadãos de Estados terceiros;
Para concorrer é necessário:
C. Residir em Portugal de forma permanente e habitual;
6.1 Requisitos de Admissibilidade da Candidatura
É indispensável, sob pena de não admissão da candidatura:
D. Curriculum vitae detalhado do candidato;
E. Carta de motivação;
F. Certificado de residência permanente, autorização de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável;
G. Documentos comprovativos das condições exigíveis, nomeadamente certificados de habilitações com indicação do grau obtido e da classificação final, e reconhecido por uma universidade portuguesa caso tenha sido obtido no estrangeiro;
E. Cópia de cartão de cidadão (em caso de colocação – a enviar posteriormente).
7. Composição do júri
O júri do concurso é constituído pelos seguintes membros:
Presidente: Pedro Pousão Ferreira, Presidente da Direção - S2AQUAcoLAB;
1º Vogal Efetivo: Cátia Marques, Coordenadora Científica - S2AQUAcoLAB;
2º Vogal Efetivo: Rui Rocha, Vice-presidente da Direção – S2AQUAcoLAB.
1º Vogal Suplente: Letícia Domingues, Responsável Financeira – S2AQUAcoLAB;
2º Vogal Suplente: Fernando Gonçalves, Vogal da Direção – S2AQUAcoLAB
8. Métodos e critérios de seleção
As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas de zero (0 classificação mínima) a vinte (20 classificação máxima).
Admissão a concurso: serão admitidos a concurso todos os candidatos que satisfaçam os requisitos definidos deste edital.
Método de avaliação: os candidatos serão avaliados por avaliação curricular (AC) (100%).
Apenas será realizada entrevista caso o júri considere necessário ou em caso de empate (E).
8.1 Avaliação curricular (AC)
A avaliação curricular (AC) que será expressa quantitativamente de 0 a 20 valores correspondendo à adição dos valores obtidos nos seguintes critérios objetivos:
AC = 0,35 × A + 0,65 × B
em que:
A - Avalia o mérito académico
1) Formação académica grau (OBRIGATÓRIO) de licenciado ou mestre em aquacultura, ciências biológicas, biologia ou equivalente (0-18 valores);
2) Pontuação adicional para candidatos com pós-graduação ou mestrado em marketing (fator preferencial) (0-2 valores);
B - Avalia a experiência anterior para desempenhar as funções requeridas, de acordo com:
1) Experiência comercial (p.e. vendas, prospeção), desenvolvimento de negócios ou parcerias estratégicas no setor da aquacultura ou em setores semelhantes (0-4 valores)
2) Experiência/conhecimento em aquacultura (p.e. zootecnia, alimentação e nutrição, biologia, patologia, bioquímica, análises químicas, etc.) ou áreas afins (0-4valores);
3) Experiência em marketing, estratégias de comunicação e implementação de campanhas digitais (0-4 valores);
4) Experiência na criação e gestão de colaborações estratégicas B2B e B2C (0-4 valores);
5) Participação em projetos estratégicos na área de aquacultura ou áreas afins (0-4 valores);
8.2. Entrevista
Com base na Avaliação Curricular, será efetuada uma seriação dos candidatos.
Caso o júri considere necessário ou em caso de empate será realizada a entrevista.
A entrevista será efetuada presencialmente ou por videoconferência, correspondendo a sua classificação à adição dos valores obtidos nos seguintes critérios:
a) Capacidade de relacionamento, comunicação e capacidade de criar relações de confiança com o cliente;
b) Capacidade de implementação de campanhas de marketing e estratégias de análise de mercado;
c) Flexibilidade e disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais;
d) Capacidade de adaptação e integração para trabalhar em equipa, elevada capacidade de organização pessoal e sentido de responsabilidade;
e) Motivação;
f) Autonomia, proatividade e inovação.
Estes critérios serão classificados de zero a vinte, com o total da entrevista resultante da soma dos critérios a ser dividido por cinco (0 a 20 pontos).
8.3 Classificação Final
A classificação final de cada candidato será decidida por maioria simples dos membros do júri.
Todos os candidatos admitidos a concurso serão seriados ordenadamente pela classificação atribuída pelo júri, com base na AC.
Caso seja necessário realizar E, a classificação final (CF) será obtida pela soma ponderada da avaliação curricular (AC) - com o peso de 40% - e da entrevista (E) - com o peso de 60%.
CF = 0,4 × AC + 0,6 × E
O júri do concurso realizará as reuniões necessárias para a obtenção de uma decisão final, documentando em ata os procedimentos utilizados, bem como todos os elementos julgados relevantes para a construção da decisão final.
Não havendo candidaturas de mérito (obter no mínimo 50% em cada método de avaliação), o júri poderá decidir pela não atribuição da candidatura.
9. Comunicação dos resultados
Os resultados da avaliação são divulgados por endereço de correio eletrónico, até 90 dias úteis após a data-limite de submissão de candidatura.
Os candidatos dispõem de um prazo de 10 dias úteis, após a divulgação dos resultados, para se pronunciarem, querendo ou não, em sede de audiência prévia de interessados, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo.
A decisão final deve ser tomada no prazo máximo de 60 dias úteis, após a conclusão da audiência prévia de interessados.
O disposto nos números anteriores não se aplica sempre que o processo de decisão conduza à concessão do lugar a todos os candidatos, equivalendo neste caso o referido processo à decisão final.
10. Homologação
Após a conclusão do processo de audiência de interessados e a sua apreciação pelo júri do concurso, será a decisão final do júri proposta para homologação pela Direção do
S2AQUAcoLAB.
11. Política de não discriminação e igualdade de oportunidades do S2AQUAcoLAB
Nenhum candidato pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado ou privado de qualquer direito ou isento de qualquer reclamação quanto a descendência, idade, género, orientação sexual, estado civil, situação económica, origem, economia social, herança genética, deficiência, doença crónica, nacionalidade, etnia, território de origem, idioma, religião, política, ideologia ou filiação sindical.
Este edital foi aprovado pelos membros do júri a 10 de fevereiro de 2025.
https://s2aquacolab.pt/carreiras/s2aquacolab-ref-01-2025/2025-02-10