Sobre a nossa posição
Estamos procurando por um profissional para atuar no ramo de controlo de riscos financeiros e não financeiros com foco nos riscos financeiros.
Descrição do cargo
* Ajudar na formalização dos processos e procedimentos nos documentos normativos;
* Efetuar o seguimento regular dos riscos não financeiros (Operacional, Compliance, Reputacional, de Estratégia e de Governo Interno);
* Participar em exercícios periódicos, no âmbito do Plano de Continuidade de Negócio, assegurar a manutenção dos respetivos documentos integrantes e articular com os diferentes Órgãos do Banco que intervêm no mesmo;
* Proceder ao acompanhamento do Risco Reputacional do Grupo;
* Analisar os processos do Grupo, com vista ao levantamento do potencial de erro de cada processo, de forma a quantificar esse risco e definir os controlos aplicáveis para respetiva mitigação;
* Monitorizar os indicadores de Risco do Grupo assegurando a comunicação atempada aos responsáveis das áreas da organização;
* Acompanhar os diferentes indicadores e alertas sobre os riscos não financeiros, bem como definir as respetivas ações de mitigação a executar pelos diferentes Órgãos do Grupo;
* Participar no levantamento de processos e fatores de risco subjacentes a atividades do Grupo;
* Participar na execução dos testes aos controlos averiguando a eficácia da mitigação dos fatores de risco;
* Preparar as recomendações e acompanhar a sua implementação;
* Participar nos processos de identificação, avaliação, acompanhamento e controlo dos riscos;
* Produzir relatórios diversos sobre matérias de gestão dos riscos ou análises específicas, a pedido;
* Preparar informação para Auditores externos e para o Banco de Portugal;
* Rever e propor alterações aos processos e métricas de controlo e mitigação de riscos do Grupo;
* Efetuar o controlo do Risk Appetite Framework;
* Assegurar projetos ou atividades específicas relacionadas com a Gestão de Riscos, conforme Plano de Atividades do Departamento ou mediante solicitação;
Perfil ideal
* Licenciatura/Mestrado em Gestão, Economia ou similar (preferencial);
* Pós-graduação ou especialização nas áreas afins com a gestão de riscos ou MBA (preferencial);
* Experiência mínima de 3 anos no setor bancário, preferencialmente na área de gestão de riscos e/ou nas empresas de auditoria e consultoria;
* Conhecimentos sobre os produtos financeiros transacionados pelo banco (transação e operativa);
* Princípios de controlo interno;
* Conhecimentos de gestão de riscos financeiros e não financeiros;
* Conhecimentos sobre técnicas e ferramentas de exploração de grandes volumes de dados;
* Regulamentação aplicável ao setor bancário, em particular na área de risco;
* Dominio dos sistemas de informação utilizados pelo Grupo (interno);
* Fluência da língua inglesa (oral e escrita);
* Conhecimentos da língua espanhola (preferencial);
* Comunicação (oral e escrita);
* Orientação para o cliente (interno e externo);
* Orientação para os objetivos;
* Planeamento e organização;
* Resolução de problemas;
* Rigor e profissionalismo;
* Capacidade de análise;
* Iniciativa e proatividade;
* Curiosidade intelectual e aprender de forma contínua.
Vantagens
Uma boa oportunidade para o seu desenvolvimento e crescimento profissional.