Técnico de Prevenção e Segurança - Sines
Localização: Sines, PT
Família Funcional: Sustentabilidade & Processos
Missão
Responsável por promover a consciencialização e materialização dos princípios gerais de prevenção em matéria de segurança, higiene e saúde no trabalho, segundo princípios, políticas, normas e programas, visando a prevenção dos riscos ocupacionais convencionados, via metodologias tecnicamente sistematizadas e competentes que conferem a respetiva conformidade legal. Visa ainda estabelecer em parceria com a medicina ocupacional, estratégias preventivas e de controlo das principais lesões e doenças profissionais, com potencial de incidência e manifestação nos trabalhadores que desenvolvem a atividade económica da organização, promovendo condições e processos de trabalho adequados, e agindo consoante a ética do Grupo e os valores Casais.
Principais Responsabilidades
1. Promover e avaliar o cumprimento do Plano de Segurança e Saúde ou Fichas de Procedimentos de Segurança, em Obras de Maior Complexidade Técnica, tendo em conta as especificações do processo construtivo, recursos humanos e técnicos (equipamentos e materiais), serviços afetados e condicionalismos existentes; realizar inspeções aos locais e, se necessário, propor medidas de eliminação/mitigação das anomalias verificadas, quando estas ponham em perigo a integridade física dos colaboradores.
2. Analisar e verificar os pressupostos em matéria de SHST, a implantação e exploração do estaleiro de obra (meio envolvente, serviços afetados, condicionalismos de projeto e proteção de terceiros).
3. Analisar e avaliar em termos de prevenção, os riscos das atividades, em termos dos meios e/ou tecnologias envolvidas, apoiando à elaboração, se tal necessário, normas ou recomendações sobre a sua execução, exploração ou utilização. Providenciar para o efeito e de forma atempada os meios de prevenção e proteção a aplicar/instalar no decorrer das atividades da obra, especificando os EPCs e EPIs destinados a melhorar as condições de segurança nos locais de trabalho e proceder ao seu controlo.
4. Formar, informar e sensibilizar os trabalhadores sobre os riscos específicos de cada profissão e sobre as normas de SHST em vigor, disponibilizando os materiais de prevenção necessários.
5. Providenciar o sancionamento de trabalhadores em obra que infrinjam regras de SHST, de acordo com plano de responsabilização integrada.
6. Examinar as causas e circunstâncias de incidentes e/ou acidentes de trabalho ocorridos, mencionando expressamente as suas causas reais ou prováveis e sugerir as providências necessárias para evitar a sua repetição.
7. Representar a empresa, em matéria de SHST, junto de fiscalizações, promotores e organismos reguladores, prevalecendo sobre os Supervisores de SHST.
Requisitos
1. Formação Técnica, Profissional ou Superior na área da Segurança.
2. CAP IV ou CAP VI de Segurança.
3. Experiência superior a 5 anos em funções semelhantes.
4. Disponibilidade para a região de Lisboa ou Algarve.
5. Proatividade, autonomia e gosto pela área da Segurança.
No Grupo Casais garantimos que as pessoas da nossa equipa tenham:
* Programas de Apoio ao Colaborador;
* Cooperação com equipas flexíveis e dinâmicas que incentivam a tua aprendizagem / os teus conhecimentos;
* Visão no Futuro: crescimento, evolução, industrialização, sustentabilidade;
* Atividades anuais que promovem o engagement entre colegas / empresas / mercados;
#J-18808-Ljbffr