Coimbra, Portugal | Publicado em 26-09-2024
O Regulador de tráfego é responsável por apoiar o pessoal tripulante e assegurar a eficiência da oferta de transporte da empresa. As suas funções poderão ser exercidas (i) no Posto Central de Comando, acompanhando a rede sob sua responsabilidade, nomeadamente identificando, regulando, corrigindo e registando as perturbações ao normal funcionamento; (ii) nos locais onde existe operação do SMM, com funções idênticas às anteriores e avaliando o cumprimento das regras aplicáveis; ou (iii) na Expedição, assegurando a correta afetação do meios humanos e materiais, de acordo com as normas de disciplina, regulamentos internos, horários programados.
Principais atividades
1. Acompanha o desempenho do grupo de motoristas que lhe estão afetos;
2. Cumprir e fazer cumprir as normas em vigor, designadamente os procedimentos (em particular de Qualidade, Ambiente e Segurança), modos operatórios e outras orientações definidas pela empresa, nomeadamente pela Direção da Operação;
3. Ministrar ações de formação, nomeadamente de motoristas, sempre que necessário;
4. Propor sugestões de melhoria no que respeita à qualidade do serviço prestado, bem como propostas de otimização funcional, operativa e económica;
5. Quando em serviço no Posto Central de Comando:
6. Gerir a circulação, coordenando as entradas e retiradas em serviço comercial, vigiando os adiantamentos e atrasos das circulações e monitorizando os alarmes em tempo real;
7. Intervir em ações de regulação, nomeadamente ajuste dos horários de serviço dos veículos e dos motoristas, regulação dos intervalos de passagem, substituição de recursos e outras perturbações que possam surgir na rede;
8. Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno;
9. Atendimento da linha de emergência de apoio a clientes, registando as comunicações recebidas e assegurando o encaminhamento para o seu tratamento de acordo com o procedimento definido;
10. Monitorizar o estado de conservação da infraestrutura e dos equipamentos (e.g. bilhética, comunicações), através do sistema de alarmística, reportando os incidentes que possam afetar a boa prestação do serviço de transportes;
11. Quando em serviço na expedição:
12. Acompanhar o início dos serviços, assegurando a sua pontualidade, promovendo a correta afetação do meios humanos, introduzindo as alterações que sejam necessárias, nomeadamente através da supressão de eventuais faltas de motoristas (ausências imprevistas) e de veículos (avarias que impeçam a entrada ao serviço);
13. Assegurar os finais de serviço, recolhendo informação do motorista sobre eventuais anomalias nos veículos e recebendo objetos perdidos;
14. Prestar informações e apoio aos motoristas sobre a atividade destes, com apoio do planeamento operacional, nomeadamente sobre as escalas definidas, os horários estabelecidos, os planos de férias, os pedidos de ausências e outras solicitações que lhe sejam colocadas pelo pessoal tripulante;
15. Quando em serviço nos locais de operação:
16. Conduzir, sempre que necessário, as viaturas do sistema da Metro Mondego, em serviço não comercial, nomeadamente em caso de retiradas de serviço e deslocações para a oficina;
17. Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno, assumindo a coordenação das ações necessárias, articulando a sua efetivação com motoristas, equipas de manutenção, responsável de QAS e, se necessário, com as forças de emergência.
Requisitos
1. Habilitações Académicas: 12.º ano;
2. Experiência Mínima na Área, ou equivalente: 3 anos;
3. Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
4. Disponibilidade para trabalhar em regime de escalas/turnos de serviço;
5. Certificado de registo criminal.
Fatores de valorização
1. Carta de condução de veículos pesados de passageiros;
2. Certificado de Aptidão para Motorista;
3. Experiência como motorista em empresa de transportes públicos de passageiros;
4. Formação complementar na área da logística e dos transportes;
5. Formação Académica com grau de licenciatura;
6. Residência na área servida pelo Sistema de Mobilidade do Mondego;
7. Conhecimentos de inglês.
Competências
1. Excelente capacidade de organização, planeamento e gestão do tempo;
2. Forte capacidade de liderança e gestão de equipas;
3. Forte capacidade de negociação, observação, inovação, rentabilização de recursos, resolução de problemas em tempo útil e tomada de decisões;
4. Orientação para o cliente;
5. Elevado sentido de ética e responsabilidade profissional.
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