O nosso c liente é um fabricante comprovado de produtos de alta engenharia para segmentos de mercado dinâmicos, incluindo automóveis, camiões pesados, veículos marítimos e recreativos.
Dependência Funcional : VP Safety Dependência Hierárquica : Diretor de Fábrica Delegação da Função na Ausência do Titular : Diretor de Fábrica Requisitos para a Função: Licenciatura em Higiene e Segurança, Ambiente, ou em área equivalente (Nível 5 Técnico Superior).
Certificado de Aptidão Profissional (CAP) válido.
Experiência mínima de 5 anos em funções similares.
Objetivos da Função: Garantir a implementação, gestão e seguimento dos Sistemas de Gestão da Higiene e Segurança no Trabalho e Gestão Ambiental da empresa, com o objetivo de alcançar as certificações ISO 45001 (segurança) e ISO 14001 (ambiente).
Principais Responsabilidades: Sistema de Gestão de Higiene e Segurança: Acompanhar e garantir a conformidade da empresa com a legislação de segurança e saúde no trabalho.
Propor e coordenar a implementação e atualização de sistemas de prevenção e segurança.
Criar e manter um Manual de Segurança atualizado, definindo regras, procedimentos e equipamentos necessários.
Avaliar a eficácia do sistema de segurança, incluindo a análise e classificação de acidentes de trabalho, identificando as suas causas.
Elaborar e implementar o Relatório Anual de Segurança em colaboração com o médico do trabalho, bem como definir e divulgar indicadores de desempenho mensalmente.
Propor orçamentos para investimentos em equipamentos de segurança e selecionar com a Direção de Compras & Logística os equipamentos necessários.
Acompanhar a implementação de projetos de equipamentos de segurança.
Colaborar com o Gabinete de Engenharia para garantir a segurança na conceção e implementação de novas instalações.
Realizar auditorias periódicas ao funcionamento do equipamento de prevenção contra incêndio.
Organizar, em parceria com a Gestão de Pessoal, planos de formação contínua sobre segurança para todos os colaboradores.
Monitorizar a evolução dos exames médicos, com exceção dos exames de admissão.
Apoiar na gestão dos acidentes de trabalho e processos relacionados.
Sistema de Gestão Ambiental: Monitorizar a legislação ambiental e propor ações para garantir o cumprimento das normas.
Gerir a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da empresa Orçamentar e contabilizar os custos ambientais, garantindo a implementação das práticas adequadas.
Criar e manter um sistema de informação para registo e tratamento dos indicadores do Sistema de Gestão Ambiental (SGA).
Manter a comunicação com as entidades reguladoras, conforme as obrigações legais.
Realizar auditorias ambientais de acordo com os planos aprovados pelos diretores e pela administração.
Elaborar relatórios para identificar oportunidades de melhoria e otimização dos processos ambientais.
Acompanhar e apoiar as atividades relacionadas com a recolha, tratamento e escoamento de resíduos sólidos e subprodutos, bem como o controlo das emissões gasosas.
Propor planos de investimento e melhorias na área ambiental.
Apoiar o Gabinete de Engenharia na definição de especificações ambientais para novos equipamentos e instalações.
Criar e manter o Manual de Ambiente, definindo os procedimentos ambientais a adotar em todas as áreas da empresa.
Responsabilidades Gerais: Colaborar na definição e certificação dos Sistemas de Gestão da Segurança e Ambiental, garantindo o seu seguimento e eficácia.
Formar os colaboradores da empresa em matérias de segurança e ambiente.
Manter os departamentos informados sobre alterações legislativas relevantes que possam impactar os processos produtivos.
Colaborar na separação de resíduos e na otimização do consumo de energia e água.
Assegurar o cumprimento das normas e procedimentos relacionados aos Sistemas de Gestão.
As responsabilidades podem ser ajustadas conforme a evolução da função, de acordo com as necessidades da empresa e as competências do colaborador.