A Fundação Ajuda em Ação é uma ONG internacional apartidária e sem qualquer filiação religiosa que luta contra a pobreza e a desigualdade. Promovemos a dignidade e a solidariedade para a construção de um mundo justo.
Em Portugal desenvolvemos desde 2019 diversos projetos nas áreas da Educação, Empregabilidade e Empreendedorismo. No ano passado iniciámos o projeto Futuro Verde em Ação, com o financiamento da Fundação Repsol, que visa fomentar o desenvolvimento social inclusivo e a criação de oportunidade de emprego sustentável em territórios do interior e com baixa densidade populacional. Para isso, desenvolvemos um processo de formação, capacitação e acompanhamento para a promoção do empreendedorismo jovem na região.
Objetivo do Emprego
* Integrar a equipa do projeto Futuro Verde em Ação com vista à implementação das ações necessárias à concretização dos objetivos.
* Facilitar o desenvolvimento de competências empreendedoras e ambientais em jovens, promovendo a sua inclusão social e desenvolvendo a vontade de empreender.
* Assumir uma perspetiva reflexiva e construtiva face ao trabalho do projeto, promovendo a sua melhoria.
Principais Responsabilidades
* Guiar os jovens na fase de empreendedorismo verde, fomentando a participação ativa e a inclusão social no território.
* Desenvolver e ministrar ações focadas no crescimento de competências empreendedoras e conhecimento ambiental nos jovens envolvidos no projeto e atendendo às suas características específicas.
* Acompanhar e apoiar os jovens na elaboração de projetos sustentáveis, incentivando a criatividade, inovação e a expressão cultural e comunitária do seu território.
* Colaborar com os parceiros para criar oportunidades de aprendizagem prática, assegurando a inclusão de jovens em situações de vulnerabilidade.
* Trabalhar em proximidade com a coordenação do Futuro Verde em Ação, promovendo a co-reflexão sobre o projeto e desenvolvendo melhorias no mesmo.
Planeamento e Metodologias
* Elaborar planos de atividades inclusivos, considerando a diversidade de experiências e conhecimentos dos jovens.
* Incorporar metodologias participativas e desenvolver recursos pedagógicos para garantir a participação ativa dos jovens nas atividades propostas, fomentando a sua reflexão, partilha de opiniões e vontade para agir localmente.
Prestação de Contas
* Criar mecanismos de feedback regulares para avaliar o envolvimento e satisfação dos jovens nas atividades.
* Implementar sistemas de monitorização para avaliar o impacto das atividades nas suas diferentes fases e garantir que estão alinhadas com os objetivos do projeto.
Auditorias Internas e Externas
* Colaborar com auditorias internas e externas para garantir que as atividades estejam em conformidade com o projeto.
* Implementar melhorias sugeridas para otimizar a eficácia do programa.
Requisitos
Aptidões e Competências
* Formação em Animação Sociocultural, Educação Social ou áreas relacionadas.
* Experiência prática em projetos dirigidos à inclusão social e/ou desenvolvimento comunitário.
* Experiência em contexto de associativismo, organização de eventos ou próprio emprego. (preferencial)
* Competências pedagógicas comprovadas em processo de formação com jovens, preferencialmente com a utilização de ferramentas de educação não-formal.
* Conhecimento nas áreas de sustentabilidade e ambiente, com ênfase em abordagens inclusivas.
* Capacidade de inspirar e motivar jovens, promovendo o seu empoderamento social.
* Capacidade de escuta ativa e de auto-organização.
Condições da oferta
* Incorporação: Assim que possível ou em data a acordar, com início preferencial em fevereiro de 2025.
* Tipo de contrato: Contrato de trabalho a termo certo, inicialmente previsto para a duração do projeto (10 meses, com possibilidade de renovação, conforme resultados e recursos disponíveis).
* Horários: Horário a tempo inteiro, com possibilidade de adaptações pontuais face à disponibilidade dos participantes.
* Local de Trabalho: Remoto com deslocações ao local de intervenção do projeto (Região de Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pera).
* Remuneração de acordo com a experiência e a política salarial da Ajuda em Ação em Portugal.
Em todos os processos de seleção teremos em conta os critérios de NÃO discriminação com base no sexo, raça, cor da pele, religião, ideias políticas, origem social, orientação sexual, idade, etc., proporcionando um processo transparente e de igualdade de oportunidades para todos os candidatos, tal como estabelecido no nosso Código de Conduta.
Na Ayuda en Acción temos tolerância zero para comportamentos relacionados com exploração sexual, abuso sexual e/ou assédio sexual, razão pela qual, de acordo com a nossa Política de Proteção da Criança, estamos empenhados em efetuar uma série de verificações antes da contratação, solicitando informações a empregadores anteriores através do Esquema de Divulgação de Má Conduta (The Misconduct Disclosure Scheme misconduct-disclosure-scheme.org) no caso dos referidos empregadores serem membros desta plataforma. Por conseguinte, ao apresentar esta candidatura, o candidato a emprego aceita e autoriza a realização destas verificações a fim de continuar no processo de seleção.
Além disso, será obrigatória a apresentação da "Certificação Negativa do Registo Central de Criminosos Sexuais" antes da incorporação.
#J-18808-Ljbffr