Inserido na Área de Sustentabilidade, Qualidade, Ambiente e Segurança (SQAS) da empresa Amarsul, o profissional a recrutar irá desenvolver as atividades necessárias à implementação e acompanhamento dos requisitos definidos no âmbito dos Objetivos de Sustentabilidade e do Sistema Integrado de Gestão, incluindo os requisitos normativos, legais e contratuais em matéria da Qualidade, Ambiente e Segurança. Deverá, ainda, desenvolver as atividades de prevenção e proteção de riscos profissionais e as de proteção do ambiente, na atividade operacional de acompanhamento bem como nos reportes associados.
Entre outras atividades, incluirá as seguintes:
* Apoio na Gestão do Sistema Integrado de Gestão;
* Implementação das medidas da Política SQAS e Golden Rules do Grupo;
* Acompanhamento de auditorias QAS;
* Verificações de terreno e acompanhamento das atividades e instalações da empresa, para análise de requisitos de qualidade, ambiente e segurança;
* Definição e controlo de planos de ação preventivas e corretivas para assegurar a conformidade legal e normativa;
* Implementação do plano de ações para a prevenção de sinistralidade e redução do absentismo;
* Análise e investigação de causas de acidentes e doenças profissionais;
* Identificação de perigos e avaliação e riscos das atividades e instalações da empresa;
* Verificação de conformidade de equipamentos;
* Elaboração de procedimentos e instruções de segurança;
* Ações de formação aos trabalhadores;
* Interação com as restantes áreas da empresa para desenvolvimento das ações necessárias ao atingimento dos objetivos e reportes de Sustentabilidade e monitorização e gestão de Risco.
Requisitos da Função e Perfil de Competências
Formação:
* Licenciatura em Engenharia do Ambiente;
* Formação nos referenciais normativos de Qualidade (norma 9001), Ambiente (norma 14001) e Segurança e Saúde no Trabalho (norma 45001);
* CAP de Técnico Superior de Segurança e Saúde no Trabalho Nível VI (obrigatório);
* Formação de Auditorias aos Sistemas de Gestão (auditor interno), ao abrigo da norma 19011 (preferencial);
* Certificado de Competências Pedagógicas de formação de formadores - CAP (preferencial).
Experiência Profissional:
* Experiência profissional na área da Qualidade, Ambiente, Segurança e Sustentabilidade, mínima de 5 anos, em funções e contexto similares.
Competências e outros requisitos:
* Capacidade para analisar e interpretar dados e informações, identificar problemas e propor soluções eficazes;
* Experiência profissional na área da Qualidade, Ambiente e Segurança, preferencialmente em atividades de indústria;
* Conhecimento das normas de referência e da legislação no âmbito da qualidade, ambiente e segurança;
* Domínio das ferramentas do Microsoft Office;
* Capacidade de planeamento, de organização e de reporte;
* Capacidade para realizar auditorias, elaborar relatórios técnicos e implementar planos de ação;
* Rigor, fiabilidade, iniciativa e proatividade;
* Orientação para a gestão de conflitos e situações de emergência;
* Capacidade de comunicação, trabalho em equipa e orientação para resultados e qualidade;
* Domínio da língua inglesa;
* Disponibilidade para a mobilidade nos concelhos de Seixal, Palmela e Setúbal;
* Carta de condução de veículos ligeiros;
Instalações da Amarsul, com alocação e mobilidade rotativa entre Ecoparques de Palmela, Seixal e Setúbal.
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