-->
-->
Detalhe da Oferta:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do financiamento da Missão Interface, Projeto cofinanciado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia (código de operação 03/C05-i02/2022.P5), financiado pela União Europeia NextGeneration através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR) e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nas seguintes condições:), nas seguintes condições:
ÁREA CIENTÍFICA: Engenharia de Software, Ciências da Computação
REQUISITOS DE ADMISSÃO: Os candidatos deverão possuir grau de Mestre em Engenharia de Software, Ciências da Computação, Matemática, Física ou áreas afins. À data da respetiva contratação, deverão os candidatos comprovar a inscrição no seguinte curso: Programa Doutoral em Engenharia de Software, Ciências da Computação, Matemática, Física (ou áreas afins à solicitada em edital).
SERÁ DADA PRIORIDADE A CANDIDATOS COM:
• Competências de programação em Python;
• Conhecimentos básicos em técnicas de Inteligência Artificial;
• Conhecimentos básicos em visualização de informação e/ou processamento de imagem digital;
• Conhecimentos em ciências da computação;
• Conhecimentos básicos para desenvolver e implantar serviços cloud.
PLANO DE ATIVIDADES: O trabalho a desenvolver consistirá na investigação e desenvolvimento para a criação de uma framework para o processamento de dados da agricultura de precisão num ambiente informático avançado, em particular:
• Desenvolvimento de uma plataforma cloud multi-tenant para gestão partilhada e privada de dados de sensores remotos, aéreos e de proximidade;
• Criação de uma ferramenta integrada de anotação de dados georreferenciados para treinar modelos de IA (Deep / Machine Learning);
• Fornecimento de ferramentas para inferência a pedido a partir de dados e modelos de IA (Deep / Machine Learning) pré-treinados para monitorizar o estado das culturas e detetar ervas daninhas / pragas / doenças / stress hídrico / eventos / anomalias.
LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: A atribuição da bolsa tem por base o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei n.º 40/2004 de 18 de agosto e o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. em vigor, sendo este o adotado pelo Centro Computação Gráfica.
LOCAL DE TRABALHO: O trabalho será desenvolvido nas instalações de Setúbal, no Centro de Computação Gráfica, com Sede em Guimarães, sob a orientação científica do Dr. Edel Garcia Reyes e o Professor Miguel Angel Guevara Lopez.
DURAÇÃO DAS BOLSAS: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em março de 2025. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao término do projeto afeto.
VALOR DO SUBSÍDIO DE MANUTENÇÃO MENSAL: O montante da bolsa será de 1259,64€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (Microsoft Word - Tabela de Valores SMM_atualizacao 2024_NovoLogo (fct.pt).
FORMALIZAÇÃO DAS CANDIDATURAS: Os candidatos deverão apresentar as candidaturas mediante uma carta de admissão mencionando as suas motivações, acompanhada de Curriculum Vitae detalhado, cópia do Certificado de Habilitações com discriminação das classificações obtidas às disciplinas efetuadas e cópia do documento de identificação. Todos os documentos terão, obrigatoriamente, que ser enviados em formato pdf.
MÉTODOS DE SELEÇÃO: A avaliação terá em conta o mérito do candidato, considerando os parâmetros da formação académica, perfil curricular e experiência em investigação científica, designadamente nos domínios científicos de especialização em relação à área de atuação do CCG na qual o bolseiro irá exercer a sua atividade.
A seleção do candidato será divida em duas fases. A primeira implica uma avaliação do currículo (60% do valor total) para selecionar os candidatos que se deslocam para a fase seguinte; enquanto a segunda fase consistirá numa entrevista (40% do valor total), com o objetivo de produzir uma lista ordenada dos candidatos, resultando ganhador o candidato que ocupe a primeira posição de acordo com os critérios de seleção acima especificados. O júri reserva-se o direito de anular a chamada se nenhum dos candidatos satisfizer as qualificações especificadas.
COMPOSIÇÃO DO JÚRI DE SELEÇÃO:
Presidente do Júri: Prof. Miguel Lopez
Vogais Efetivos: Prof. Luís Magalhães e Dr. Edel Reyes
Vogais Suplentes: Dra. Ana Lima e Dr.Telmo Adão
FORMA DE PUBLICITAÇÃO/NOTIFICAÇÃO DOS RESULTADOS: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada afixada na secretaria do Centro de Computação Gráfica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de email.
PRAZO DE CANDIDATURA E FORMA DE APRESENTAÇÃO DAS CANDIDATURAS: As candidaturas deverão ser enviadas por correio eletrónico para o endereço Mostrar Email >
, estando o concurso aberto no período de 10/02/2025 a 21/02/2025, indicando a referência BI/25_001_CTI_CVIG.
PRAZO E PROCEDIMENTO DE RECLAMAÇÃO: no caso de resultado desfavorável, os candidatos têm um prazo de 10 dias úteis para se pronunciarem, de acordo o artigo 12.º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., n.º 950/2019, de 16 de dezembro de 2019.