Descrição da Função
A Adecco Recruitment encontra-se a recrutar um
Técnico da área Gestão de Riscos Bancários
para um prestigiado cliente que atua no setor bancário, sediado em Leiria.
Responsabilidades
-
Apoiar o processo de gestão de risco do banco irá auxiliar em registos de risco multidisciplinares focados em riscos financeiros e não financeiros;
-
Apoiar os processos de controlo interno do banco, onde se incluem as funções de controlo interno, o sistema de gestão de riscos e o sistema de gestão de informação e o processo monitorização;
-
Obter, analisar e avaliar criticamente registos de riscos, documentação de suporte, relatórios e dados em estreita cooperação com as unidades de negócio;
-
Apoiar todo o ciclo de risco das unidades de negócio abrangidas, incluindo a identificação, descrição, avaliação e reporte de riscos, em alinhamento com os quadros de risco internacionais;
-
Apoiar e atuar como consultor independente da administração;
-
Apoiar a avaliação da eficiência dos procedimentos de gestão de riscos, fornecendo recomendações sobre como melhorar os controlos internos e os processos de governação;
-
Apoiar o desenvolvimento e entrega de soluções a todas as unidades de negócio num ambiente dinâmico e desafiante;
-
Apoiar e desenvolver todas as atividades de foro regulamentar, nomeadamente, processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de autoavaliação (Aviso n.º 3/2020), realizados em conjunto com as outras áreas de controlo interno do Banco;
-
Assegurar a preparação da informação de suporte necessária ao acompanhamento e monitorização dos riscos do Banco e realizar a respetiva apresentação dos dados aos reguladores, auditores externos e superiores hierárquicos;
-
Garantir o acompanhamento e a monitorização diária dos riscos financeiros e não financeiros do Banco.
-
Desenvolver, implementar e monitorizar, em articulação com a chefia, os processos internos de autoavaliação da adequação do capital interno (ICAAP), de autoavaliação da adequação da liquidez (ILAAP) e de testes de esforço.
Perfil
-
Licenciatura em Gestão, Economia (ou similar);
-
Experiência profissional na área da gestão de riscos financeiros ou não financeiros ou área de auditoria, no setor bancário;
-
Nível de inglês avançado;
-
Fortes capacidades analíticas e grande atenção aos detalhes;
-
Forte desenvolvimento de soft skills;
-
Utilização avançada do MS Office (nomeadamente Excel e Powerpoint) e de ferramentas de análise de dados;
-
Conhecimento dos processos de processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de autoavaliação
ENVIAR CANDIDATURA