A OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal S.A. faz parte do Grupo Embraer, um dos maiores grupos mundiais na área da aeronáutica. Com mais 100 anos de história, a OGMA é uma referência a nível mundial na Manutenção e Fabricação Aeronáutica e como Centro de Manutenção Autorizado de alguns dos maiores fabricantes a nível mundial como a EMBRAER, a Lockheed Martin, a Rolls-Royce e a Pratt & Whitney.
Contamos com uma equipa de mais de 2000 pessoas. São elas que com o seu know-how e entusiasmo por fazer a diferença e superar cada desafio, asseguram um serviço distinto a uma variedade de clientes nacionais e internacionais nos ramos da aviação militar e civil, materializando assim o legado da OGMA.
Pretendemos reforçar a equipa de Ambiente, Saúde e Sustentabilidade com um Gestor de Saúde (m/f):
Principais responsabilidades:
- Gestão da equipa de saúde e do contrato de prestação de serviços da medicina ocupacional;
- Avaliação de Riscos: Identificar, avaliar e monitorizar os riscos presentes no ambiente de trabalho;
- Implementação de Políticas e Procedimentos: Desenvolver e garantir o cumprimento de políticas de saúde e segurança;
- Planear e promover programas de prevenção de doenças ocupacionais, bem como campanhas de sensibilização para a saúde física e mental dos trabalhadores;
- Gestão de Acidentes de Trabalho: Investigar incidentes e acidentes, analisar as causas e implementar medidas corretivas;
- Formação e Sensibilização: Organizar e promover formação para os colaboradores;
- Assegurar que a empresa cumpre todas as obrigações legais relacionadas com a saúde e segurança no trabalho, incluindo a elaboração de relatórios periódicos para entidades competentes;
- Planeamento de Emergências: Desenvolvimento de planos de emergência para acidentes no trabalho, como incêndios, derrames de substâncias perigosas, ou acidentes graves;
- Gestão de Sistemas de Segurança e Saúde no Trabalho: Implementação e gestão de sistemas como o ISO 45001, que trata da gestão da saúde e segurança no trabalho, incluindo auditorias internas, relatórios e verificações de conformidade;
- Trabalhar de forma integrada com outros setores da empresa, como recursos humanos, para desenvolver iniciativas que promovam a qualidade de vida no trabalho.
Procuramos profissionais com o seguinte perfil:
- Licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ciências da Saúde (Farmácia, Enfermagem), Gestão de Empresas ou relacionado;
- Pós-graduações/Mestrado em Gestão de Saúde, Especialização em Medicina do Trabalho ou relacionado (preferencial)
- Conhecimentos de Normas da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Normas Portuguesas de Segurança e Saúde no Trabalho (NP 4397) e as Normas Europeias (ex: Directiva 89/391/CEE);
- Conhecimentos de ergonomia;
- Conhecimentos das doenças relacionadas com o trabalho (como doenças respiratórias, lesões musculoesqueléticas, problemas auditivos) e dos métodos para prevenção e tratamento precoce;
- Compreensão da saúde mental no trabalho, incluindo a gestão de fatores de risco psicossociais, como stress ocupacional, burnout e assédio no trabalho.
Se considera ter o perfil para esta oportunidade, candidate-se e embarque numa carreira profissional desafiante no setor aeronáutico!
#J-18808-Ljbffr