A Eurofirms recruta Técnico de Segurança e Saúde no Trabalho (M/F), para trabalhar numa empresa do Setor Industrial, localizada em Esmoriz.
As funções a desempenhar são as seguintes:- Analisar legislação de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), garantindo o seu cumprimento; - Avaliar os riscos dos postos de trabalho e/ou atividades decorrentes na empresa, realizando visitas diárias aos postos de trabalho; - Definir medidas preventivas e de controlo de riscos, tendo em conta as potenciais situações de perigo; - Analisar causas dos acidentes de trabalho, com recurso a entrevista e análise das condições do posto de trabalho, realizando posteriormente o tratamento estatístico em Excel; - Promover a realização de testes de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), procurando soluções adequadas aos riscos identificados no posto de trabalho; - Realizar instruções de SST específicas, tendo em conta o Posto de Trabalho/Atividade/Manuseamento de Produtos; - Rever a sinalética, colocando-a nos locais apropriados; - Dinamizar ações de formação relacionadas com a SST, atuando em momentos de admissão de novos colaboradores, comunicação de riscos e subcontratação de empresas externas; - Realizar inspeções diárias de SST, zelando pelo cumprimento de normas internas e legais de SST; - Proceder ao levantamento prévio de dados de empresas externas subcontratadas, recolhendo e analisando documentos jurídico-legais da empresa, documentos de máquinas/equipamentos e documentos de colaboradores; - Definir procedimentos de segurança específicos, implementando os mesmos durante a realização de trabalhos de risco especial; - Verificar autorizações de trabalho de risco especial, incluindo situações de fogo/calor, trabalho em altura e condução de empilhadores, aprovando-as; - Promover e agendar com empresas externas avaliações de segurança ocupacional, avaliando a exposição dos colaboradores ao ruído ocupacional, a contaminantes, a iluminância e as vibrações; - Articular com o Dep.
Manutenção, Dep.
Produção e Médico do Trabalho, a necessidade de implementar alterações no posto de trabalho, melhorando as suas condições; - Acompanhar em articulação com o Dep.
Manutenção – as avaliações de máquinas, verificando o cumprimento dos requisitos enunciados no DL 50/2005, de 25 de fevereiro; - Proceder a verificações periódicas de EPI's específicos, registando as suas condições; - Promover a dinâmica nas equipas de emergência (socorristas e bombeiros), verificando o cumprimento das regras estabelecidas e dinamizando ações de formação específicas para cada função das equipas; - Verificar os equipamentos de deteção e extinção de incêndio (centrais, extintores, sistemas de spinklers, entre outros), garantindo a sua funcionalidade; - Analisar a aplicabilidade da legislação relativa à empresa e assegurar o cumprimento de toda a legislação ambiental e outros requisitos aplicáveis, com recurso a empresa de assessoria ambiental; - Realizar controlos e gestão de monitorizações gasosas, águas de consumo, resíduos e ruído ambiente, verificando se estes estão de acordo com a legislação; - Efetuar a gestão logística da recolha e tratamento de resíduos, implicando pesquisa de mercado, homologação de OGR, análise de propostas, e adjudicação; - Agendar e controlar desinfestações à empresa e aos locais de armazenamento do material, garantindo a segurança e higiene dos mesmos; - Realizar a gestão do Ecoponto Geral, assegurando que todos os requisitos legais são cumpridos; - Gerir o pessoal afeto ao sector do Ambiente, distribuindo as tarefas adequadas; - Articular com o Dep.
Manutenção e Dep.
Produção a necessidade de implementar alterações no posto de trabalho, melhorando as suas condições; - Assegurar o cumprimento do regulamento REACH, analisando todas as fichas de dados de segurança dos produtos químicos; - Avaliar todas as alterações que possam afetar o sistema de gestão ambiental, tomando as medidas necessárias para manter o sistema em conformidade; - Acompanhar e avaliar alterações que possam afetar os aspetos ambientais da empresa, mantendo-os atualizados; - Avaliar o ciclo de vida do produto, considerando os aspetos ambientais indiretos e outros fatores influentes; - Supervisionar as atividades de reparação/manutenção de empresas externas, acompanhando-as durante o período específico da paragem (Agosto); - Agendar a revisão anual dos meios de combate a incêndio e centrais de incêndio existentes na empresa, garantindo a sua funcionalidade; - Preencher o Anexo D do Relatório Único, submetendo-o na respectiva plataforma; - Organizar a informação necessária para submeter as obrigações declarativas ambientais aplicáveis à empresa, com o apoio de empresa de assessoria ambiental; - Acompanhar as auditorias ao departamento SSA por entidades externas, assessorando-as e disponibilizando a documentação necessária; - Acompanhar entidades de fiscalização em matérias de SST e Ambiente, assessorando-as e disponibilizando a documentação necessária; - Promover e dinamizar a realização de simulacros, sensibilizando os participantes para eventuais perigos; - Atualizar as medidas de autoproteção, tendo em consideração o regulamento de segurança contra incêndios em edifícios, sempre que se registar alguma alteração.- Experiência na área; - Proatividade; - Disponibilidade imediata; - Valorizamos residência perto do local de trabalho.