Descrição da função/Principais responsabilidades:
Desenvolvimento de políticas e metodologias de Auditoria de acordo com as Normas do Instituto de Auditores Internos, os requisitos e expectativas dos Supervisores e as melhores práticas do setor;
Definição dos critérios de Risk Assesment, planeamento, elaboração do Plano de Auditoria Anual e Plurianual;
Elaboração e Acompanhamento do Plano de Formação e Desenvolvimento da função de Auditoria;
Execução do Programa de Garantia de Qualidade e Melhoria através de avaliações internas sobre o cumprimento dos procedimentos / políticas definidas para a função de Auditoria;
Participar no desenvolvimento e implementação de iniciativas de Formação às equipas de Auditoria Interna sobre as questões de metodologia aplicáveis;
Executar a atividade de reporting da atividade da Função de Auditoria Interna aos Órgãos de Governo e Supervisores;
Produzir informação de gestão ad-hoc relevante para os Stakeholders;
Executar e continuamente desenvolver o mapa Key Performance Indicators (KPIs) da Função de Auditoria Interna;
Elaboração dos Relatórios produzidos pela Função de Auditoria Interna que dão cumprimento aos requisitos do Aviso n.º 3/2020 do Banco de Portugal;
Apoiar o Departamento de Auditoria na coordenação do relatório aos Órgãos Diretores;
Supervisionar a implementação de ferramentas de gestão utilizadas pela Auditoria Interna;
Implementar as iniciativas do Plano Estratégico de Auditoria Interna.
Requisitos obrigatórios:
Formação académica na área de Gestão, Economia, Gestão da informação, ou equiparáveis;
Experiência em Auditoria Interna e/ou Externa no setor financeiro pelo menos 3 anos;
Domínio dos meios informáticos (Word, Excel, PowerPoint);
Experiência e conhecimentos sólidos de Excel avançado numa ótica de análise e visualização de dados (e.g.: tabelas e gráficos dinâmicos, dashboards interativos); de Power BI / DAX e Macros / VBA; SQL;
Facilidade de comunicação, de relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;
Rigor, capacidade de análise e síntese;
Elevada capacidade de organização e planeamento;
Capacidade didática e formativa;
Grande capacidade de resolução, compromisso, flexibilidade e adaptação;
Domínio da língua inglesa e/ou espanhola, falada e escrita.
Requisitos preferenciais:
Experiência profissional em funções similares;
Formação ou experiência em avaliação de risco e ambiente de controlo;
Bons conhecimentos e capacidade de aplicação de metodologias e técnicas de auditoria, bem como referenciais de auditoria e controlo interno (por exemplo, COSO);
Certificações específicas de auditoria ou de gestão de riscos (CIA/CFSA, CRMA).