Departamento de Risco do Banco Carregosa
Estamos procurando para o Porto um Coordenador de Projetos ESG com o propósito de planear, coordenar e implementar iniciativas e projetos relacionados a regulamentação, orientações e práticas de Environmental, Social, and Governance (ESG), garantindo a integração desses princípios ao nível do Banco.
Esta posição requer a gestão de projetos que promovam a sustentabilidade, a responsabilidade social corporativa e boas práticas de governo, visando a criação de valor sustentável para o Banco e seus stakeholders.
Responsabilidades:
* Coordenação de Projetos ESG: Planear e coordenar projetos relacionados a iniciativas de ESG, alinhados com o modelo de negócio do Banco e com a estratégia ESG.
* Desenvolver cronogramas de atividades, definir milestones e garantir a execução dentro dos prazos e do orçamento estabelecido.
* Monitorizar o progresso dos projetos, identificando os riscos envolvidos e propondo ações corretivas.
Integração de Práticas ESG:
Colaborar com diferentes departamentos para integrar práticas de sustentabilidade, governo e responsabilidade social nos processos internos do Banco. Garantir a conformidade com legislações ambientais, sociais e de governo, bem como atender a exigências de certificações ESG. Apoiar na preparação de reportes obrigatórios no contexto da regulamentação ESG.
Monitorização de Indicadores ESG:
Desenvolver, acompanhar e reportar métricas e KPIs relacionados a práticas ambientais, sociais e de governo. Elaborar relatórios periódicos de desempenho ESG para o Conselho de Administração e Conselho Fiscal, apoiando as tomadas de decisão nesta matéria. Preparar relatórios de Sustentabilidade, com o apoio de outras áreas do Banco.
Análise de Riscos ESG:
Identificar e avaliar riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governo que possam impactar o apetite ao risco do Banco. Propor e implementar ações mitigadoras para reduzir os impactos negativos, promovendo uma melhoria contínua.
Formação:
Desenvolver e implementar programas de formação para colaboradores, a fim de disseminar as práticas e a cultura ESG em toda a organização; Acompanhar os temas abordados pelo Business Council for Sustainable Development (BCSD).
Requisitos e competências:
* Licenciatura em Economia, Gestão de Empresas, Engenharia Ambiental ou áreas relacionadas;
* Experiência mínima de 2 anos em gestão de projetos ou funções relevantes relacionadas com sustentabilidade;
* Conhecimento sobre as melhores práticas e regulamentações ESG;
* Experiência em gestão de indicadores e métricas de sustentabilidade;
* Capacidade de análise de riscos ESG;
* Excelentes capacidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
* Capacidade de liderança e gestão de equipas;
* Proatividade, organização e foco nos resultados;
* Visão estratégica e habilidade para trabalhar de forma transversal com diversas áreas do Banco.