Descrição da Função
A Adecco Recruitment encontra-se a recrutar um Técnico da área Gestão de Riscos Bancários para um prestigiado cliente que atua no setor bancário, sediado em Leiria.
Responsabilidades
1. Apoiar o processo de gestão de risco do banco, auxiliando em registos de risco multidisciplinares focados em riscos financeiros e não financeiros;
2. Apoiar os processos de controlo interno do banco, incluindo funções de controlo interno, sistema de gestão de riscos, sistema de gestão de informação e processo de monitorização;
3. Obter, analisar e avaliar criticamente registos de riscos, documentação de suporte, relatórios e dados em estreita cooperação com as unidades de negócio;
4. Apoiar todo o ciclo de risco das unidades de negócio abrangidas, incluindo identificação, descrição, avaliação e reporte de riscos, em alinhamento com os quadros de risco internacionais;
5. Apoiar e atuar como consultor independente da administração;
6. Apoiar a avaliação da eficiência dos procedimentos de gestão de riscos, fornecendo recomendações sobre como melhorar os controlos internos e os processos de governação;
7. Apoiar o desenvolvimento e entrega de soluções a todas as unidades de negócio num ambiente dinâmico e desafiante;
8. Apoiar e desenvolver todas as atividades de foro regulamentar, nomeadamente, processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de autoavaliação, realizados em conjunto com as outras áreas de controlo interno do Banco;
9. Assegurar a preparação da informação de suporte necessária ao acompanhamento e monitorização dos riscos do Banco e realizar a respetiva apresentação dos dados aos reguladores, auditores externos e superiores hierárquicos;
10. Garantir o acompanhamento e a monitorização diária dos riscos financeiros e não financeiros do Banco;
11. Desenvolver, implementar e monitorizar, em articulação com a chefia, os processos internos de autoavaliação da adequação do capital interno (ICAAP), de autoavaliação da adequação da liquidez (ILAAP) e de testes de esforço.
Perfil
1. Licenciatura em Gestão, Economia (ou similar);
2. Experiência profissional na área da gestão de riscos financeiros ou não financeiros ou área de auditoria, no setor bancário;
3. Nível de inglês avançado;
4. Fortes capacidades analíticas e grande atenção aos detalhes;
5. Forte desenvolvimento de soft skills;
6. Utilização avançada do MS Office (nomeadamente Excel e Powerpoint) e de ferramentas de análise de dados;
7. Conhecimento dos processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de autoavaliação.
#J-18808-Ljbffr