A Adecco Recruitment encontra-se a recrutar um Técnico da área Gestão de Riscos Bancários para um prestigiado cliente que atua no setor bancário, sediado na zona Centro do país (Leiria/Coimbra).
Responsabilidades: · Apoiar o processo de gestão de risco do banco – irá auxiliar em registos de risco multidisciplinares focados em riscos financeiros e não financeiros; · Apoiar os processos de controlo interno do banco, onde se incluem as funções de controlo interno, o sistema de gestão de riscos e o sistema de gestão de informação e o processo monitorização; · Obter, analisar e avaliar criticamente registos de riscos, documentação de suporte, relatórios e dados em estreita cooperação com as unidades de negócio; · Apoiar todo ociclo de risco das unidades de negócio abrangidas, incluindo a identificação, descrição, avaliação e reporte de riscos, em alinhamento com os quadros de risco internacionais; · Apoiar o processo de gestão de risco do banco – irá auxiliar em registos de risco multidisciplinares focados em riscos financeiros e não financeiros; · Apoiar os processos de controlo interno do banco, onde se incluem as funções de controlo interno, o sistema de gestão de riscos e o sistema de gestão de informação e o processo monitorização; · Obter, analisar e avaliar criticamente registos de riscos, documentação de suporte, relatórios e dados em estreita cooperação com as unidades de negócio; · Apoiar todo ociclo de risco das unidades de negócio abrangidas, incluindo a identificação, descrição, avaliação e reporte de riscos, em alinhamento com os quadros de risco internacionais; · Apoiar o desenvolvimento e entrega de soluções a todas as unidades de negócio num ambiente dinâmico e desafiante; · Apoiar e desenvolver todas as atividades de foro regulamentar, nomeadamente, processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de autoavaliação (Aviso n.º 3/2020), realizados em conjunto com as outras áreas de controlo interno do Banco; · Assegurar a preparação da informação de suporte necessária ao acompanhamento e monitorização dos riscos do Banco e realizar a respetiva apresentação dos dados aos reguladores, auditores externos e superiores hierárquicos Perfil: · Licenciatura em Gestão, Economia (ou similar); · Experiência profissional na área da gestão de riscos ou área de auditoria, no setor bancário; · Nível de inglês avançado; · Fortes capacidades analíticas e grande atenção aos detalhes; · Forte desenvolvimento de soft skills; · Utilização avançada do MS Office (nomeadamente Excel e Powerpoint) e de ferramentas de análise de dados; · Conhecimento preferencial dos processos de processos de ICAAP, ILAAP, Reportes COREP, Plano de Recuperação, Stress Testing, IRRBB, Relatório anual de autoavaliação.