-->
-->
Detalhe da Oferta:
A Akto - Direitos Humanos e Democracia é uma associação sem fins lucrativos e organização não-governamental para o desenvolvimento, fundada em Junho de 2015 e com sede em Coimbra, que visa fomentar a educação, a promoção e a intervenção em Direitos Humanos e Democracia, enquanto fatores estruturantes de uma mudança positiva no mundo, promovendo a integração social e comunitária de populações mais vulneráveis e em risco em Portugal e no Mundo (objetivo geral). Tem como objetivo, também, promover e divulgar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a promoção da Igualdade de Género e o combate ao Tráfico de Seres Humanos.
O Centro de Acolhimento e Proteção (CAP) para Crianças e Jovens Vítimas de Tráfico de Seres Humanos é uma resposta de continuidade única e específica, em matéria de acolhimento de crianças e jovens vítimas de tráfico de seres humanos.
Esta resposta, com capacidade para 10 utentes, disponível 24 horas por dia e única em Portugal, visa assegurar o acolhimento temporário, satisfazer as necessidades físicas, psíquicas, emocionais, educacionais e sociais das crianças, minimizar os danos emocionais associados à situação de perigo e proporcionar condições para a aquisição de competências no âmbito pessoal, social e escolar que permita às crianças uma integração nestas vertentes.
Esta resposta assenta numa intervenção sistemática e integrada nas áreas do apoio médico, jurídico, psicológico e social.
Este CAP tem por base a intervenção multidisciplinar e o trabalho em rede, consubstanciado com organizações governamentais e não-governamentais, que garantam a disseminação, operacionalização e sustentabilidade do projeto.
Função: Auxiliar de Ação Direta
Vagas: 1
Local: Centro de Acolhimento e Proteção para Crianças e Jovens Vítimas de TSH (Região Centro)
Regime: Full-time (40 horas semanais) em regime de isenção de horário (trabalho por turnos)
Duração: Contrato a termo incerto
Prazo submissão: 10/02/2025
Início de funções: 1 de Março
Perfil Requerido:
Qualificações e experiência profissional :
- Escolaridade mínima obrigatória (9º/12º ano)
- Experiência comprovada em funções semelhantes (preferencial)
- Experiência em trabalho por turnos (preferencial)
- Complementarmente é desejável a posse de formação em: Cursos de auxiliar de Ação Educativa; Curso de Ajudantes de Ação Direta; Curso de Ajudantes de Técnico de animação Socio Cultural; Curso Profissional de Técnico de apoio à Infância.
Competências transversais :
- Facilidade em estabelecer relações interpessoais empáticas e criar confiança com diferentes públicos, particularmente crianças e jovens
- Boa capacidade de gestão emocional
- Boa capacidade de gestão de crises
- Discrição e confidencialidade
- Forte alinhamento com os valores da organização e com a área dos Direitos Humanos e Combate ao Tráfico de Seres Humanos
- Orientação para soluções e resultados
- Flexibilidade e capacidade de adaptação
Outros requisitos:
- Carta de condução
- Disponibilidade para trabalhar por turno
- Apresentação de certificado de registo criminal
O/a auxiliar terá como principais funções e responsabilidades no CAP:
- Apoio nas atividades ocupacionais promotoras da socialização e da gestão quotidiana;
- Acompanhamento dos/as jovens e crianças durante o período de acolhimento ao nível; da interação em dinâmicas relacionadas com o estudo/vigilância e no desenvolvimento de ações dirigidas para a sua autonomização;
- Apoio na preparação e confeção de alimentos;
- Apoio na organização e utilização da lavandaria;
- Vigilância durante o período noturno, nos termos da legislação em vigor.
Submissão das candidaturas:
As candidaturas deverão ser submetidas até o dia 10/02/2025 através do envio do Curriculum Vitae para o seguinte e-mail: Mostrar Email >
com a referência no assunto CAP_AKTO_AUX_2025.
Apenas serão consideradas as candidaturas enviadas dentro do prazo indicado e que incluam os elementos solicitados.
Após análise das candidaturas recebidas, os/as candidatos/as selecionados/as deverão ter disponibilidade para uma entrevista individual presencial ou online prevista para o período após o prazo de submissão das candidaturas.
Todos/as os/as candidatos/as serão contactados/as até o dia 26/02/2025.