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Detalhe da Oferta:
Procura-se Assistente Técnico(a) para Biblioteca
Perfil de Competências e Responsabilidades:
Competências Técnicas e Científicas
- Ser capaz de gerir, organizar e disponibilizar recursos informacionais físicos e digitais;
- Saber selecionar fontes de informação adequadas para apoio à investigação e ao ensino;
- Saber utilizar normas e padrões (ex. RDA) para descrição de recursos informacionais;
- Saber identificar e implementar boas práticas de preservação de acervos, incluindo gestão de repositórios institucionais;
- Prestar apoio na gestão de dados de investigação, gestão de referências bibliográficas e acesso a bases de dados científicas;
- Ser capaz de orientar os utilizadores no uso eficaz de fontes de informação e ferramentas bibliográficas.
Competências Tecnológicas
- Utilização de ferramentas como ORCID, Scopus, Web of Science e Google Scholar;
- Exploração de tecnologias emergentes para otimização de serviços;
- Domínio de softwares como EndNote, Mendeley e Zotero.
Apoio à Gestão, designadamente em:
- Planeamento Estratégico: Desenvolvimento de planos de aquisição, digitalização e inovação.
- Medidas de impacto dos serviços da biblioteca na comunidade académica;
- Desenvolvimento de redes e colaborações institucionais, como redes Open Access
Competências Interpessoais e de Comunicação
- Capacidade de interagir eficazmente com estudantes, docentes e investigadores;
- Desenvolver trabalho em equipa, colaborando com diversas áreas institucionais e equipas interdisciplinares.
- Motivação e habilidades para realizar workshops, webinars e sessões de informação/formação;
- Competências linguísticas para comunicar em ambientes internacionais (inglês obrigatório, francês preferencial)
Ética e Compromisso Profissional. Demonstrar interesse em aprofundar conhecimentos e aplicá-los no exercício da sua atividade contribuindo, nomeadamente, para o desenvolvimento de:
- Práticas que promovam o cumprimento da legislação aplicável de Proteção de Dados e Privacidade (ex. RGPD);
- Políticas institucionais de publicação Open Access;
- Desenvolvimento de serviços inclusivos e acessíveis a toda a comunidade académica.
Responsabilidades:
- Controlar e assegurar o sistema de empréstimo domiciliário, de leitura e consulta local;
- Proceder ao registo dos fundos documentais adquiridos;
- Garantir o armazenamento e organização da Biblioteca;
- Assegurar todas as demais tarefas administrativas relacionadas com a Biblioteca;
- Organizar documentos;
- Organização de arquivo, garantindo a sua preservação;
- Dinamizar e apoiar a organização de ações de âmbito científico e cultural;
- Outras funções de apoio a Órgãos e Serviços.
Perfil de Habilitações e Experiência Profissional:
- Habilitação académica de, no mínimo, 12.º ano de escolaridade e Curso Técnico-profissional de Arquivo; ou
- Curso EFA de Técnico de Informação, Documentação e Comunicação;
- Curso na área da Informação, Documentação e Arquivo:
- Curso Tecnológico de Escolas Profissionais ou Escolas especializadas de ensino artístico, na área;
- Experiência adequada às funções a desempenhar;
OFERTA:
Remuneração compatível com a função;
Possibilidade de vir a integrar os quadros da Instituição;
Integração numa equipa sólida, motivada e em expansão.
Candidaturas:
Envio de candidatura (com CV e cópia de certificado de habilitações), indicando obrigatoriamente a Ref.ª [EUVG.Biblio], para Mostrar Email >
Apenas serão consideradas as candidaturas que cumpram os requisitos acima mencionados. Apenas os candidatos selecionados para entrevista serão contactados. O anúncio de emprego permanecerá em aberto até a seleção final do candidato adequado.
Local de Trabalho: Coimbra
Quem Somos Nós? EUVG