A Fundação Aga Khan procura um (a) profissional para integrar a equipa do Projeto Bytes4Future#Porto no concelho do Porto, inserido nas Parcerias para a Inovação Social, no âmbito do Portugal Inovação Social, com início a 15 de abril de 2025 até 31 de outubro de 2027. O(A) profissional irá desempenhar funções de Formador(a) Júnior de Programação.
Funções e Responsabilidades Gerais Apoiar a coordenação em função das necessidades contribuindo para a implementação do projeto com sucesso;Assegurar o funcionamento de forma adequada aos objetivos das Parcerias para a Inovação Social e de acordo com orientações da Fundação Aga Khan;Reportar, organizar, monitorizar e documentar as atividades e ações implementadas e acompanhadas, de acordo com orientações da Fundação Aga Khan e/ou do Programa Parcerias para a Inovação Social;Estabelecer e manter relações de trabalho com membros da comunidade local, entidades governamentais e não-governamentais que prestem serviços sociais e/ou de interesse para o território/população e projeto;Estabelecer/facilitar a interação e cooperação entre membros da território, empresas e organizações existentes. Funções e Responsabilidades específicas Elaborar o conteúdo programático da formação em programação, identificando os tópicos e competências que serão abordados, determinando a sequência das aulas e definindo os objetivos de aprendizagem.Desenvolver materiais de apoio, como apresentações de slides, tutoriais, exercícios práticos e projetos, para auxiliar os participantes na compreensão dos conceitos de programação e no desenvolvimento das competências;Conduzir as sessões de formação, de forma clara e com exemplos relevantes sobre os conceitos de programação, demonstrando a aplicação prática das técnicas e orientando os participantes na resolução de exercícios e projetos;Adaptar a abordagem de ensino: Avaliar o nível de conhecimento dos participantes e adaptar a metodologia de ensino para responder às suas necessidades, utilizando diferentes estratégias de ensino;Dar feedback construtivo aos participantes sobre seu desempenho e progresso na programação, identificando pontos fortes e áreas que precisam de melhoria;Organizar atividades práticas, projetos individuais ou em grupo, para que os participantes possam aplicar os conceitos aprendidos e desenvolver suas competências de programação;Acompanhar as últimas tendências, linguagens de programação e tecnologias relacionadas à área de programação, para garantir que o conteúdo da formação esteja atualizado e relevante;Realizar avaliações periódicas para acompanhar o progresso dos participantes, identificar áreas que necessitam de reforço e fornecer feedback individualizado sobre o desempenho;Estimular a interação entre os participantes, promovendo discussões, trabalhos em equipa e atividades de colaboração. Educação, Qualificação e Experiência Formação em áreas tecnológicas;Experiência profissional em funções similares com públicos jovens; Fluência em português e bons conhecimentos de inglês. Competências e conhecimentos específicos Conhecimentos de linguagens de programação tais como: java, javascript, nodeJs, etc;Conhecimentos em desenvolver aplicações;Experiência e/ou apetência pessoal em trabalhar em contextos plurais e comunitários (nomeadamente com jovens);Capacidade de adequar e aplicar diferentes tipos de linguagens (contexto informal, institucional, organizacional, cultural, etc…)Domínio de técnicas e instrumentos facilitadores de processos participativos e de capacitação; Conhecimento de Metodologias de Educação Não-Formal e Educação entre Pares;Capacidade de avaliar o exercício profissional e promover o seu desenvolvimento com base numa conduta profissional e ética;Proatividade, autonomia e capacidade de decisão;Elevado sentido de autonomia;Capacidade de resolução de problemas;Capacidade de resiliência;Capacidade de trabalho em equipa;Trabalho orientado para os resultados;Flexibilidade e adaptação à mudança;Capacidade relacional e de comunicação;Sentido de responsabilidade, capacidade de organização, de trabalho em parceria e em rede; Flexibilidade para trabalhar em horário pós-laboral. A AKF Prt promove a igualdade de oportunidades, investindo num ambiente livre de discriminação, no qual as decisões são baseadas nas necessidades técnicas e nas qualificações individuais, sem distinção da origem cultural, étnica e social, identidade de género e expressão de género, idade, características físicas, religião, orientação sexual, ou qualquer outro estatuto protegido legalmente.
A AKF Prt reconhece a importância da salvaguarda do bem-estar e está empenhada em assegurar a proteção e segurança de beneficiários (crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade acrescida), funcionários, e a organização como um todo, em relação a danos, diretos ou indiretos, intencionais ou resultantes de consequências não intencionais, existindo uma política de tolerância zero ao assédio sexual.
Sector: Social Development
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