Atividades Principais
Responsável pela segurança dos sistemas de informação, o Project Manager SI gere as ferramentas e as infraestruturas informáticas e de comunicação em Portugal (equipamento, redes e software), em conformidade com a política e estratégia do grupo Hermès, planifica, organiza, lidera e controla todas as atividades relacionadas com projetos de Sistemas de Informação para garantir o seu sucesso dentro dos prazos definidos. Para isso, colaborará com as Direções de Sistemas de Informação centrais e equipas operacionais locais, gerindo os serviços portugueses existentes.
Missões
1. Garantir a operacionalidade dos sistemas locais e fornecer suporte aos utilizadores
2. Contribuir para a otimização e eficiência do processo industrial
3. Assegurar a entrega dos projetos locais dentro do cronograma e orçamento
4. Implementar e monitorizar a implementação de projetos informáticos do Grupo
5. Garantir a segurança das atividades informáticas do Polo
Atividades Principais de Gestão de Projetos
6. Elaborar um plano de projeto detalhado, incluindo as etapas, os recursos necessários e os prazos do projeto
7. Servir como ponto de contacto principal para todas as questões relacionadas com os projetos, tanto a nível interno como externo
8. Organizar e conduzir reuniões regulares para manter as partes interessadas informadas sobre o progresso do projeto e resolver quaisquer problemas
9. Realizar estudos funcionais e técnicos, em colaboração com as equipas operacionais locais e a DSI do Grupo
10. Identificar os riscos potenciais para o projeto e desenvolver estratégias de mitigação
11. Responder rapidamente aos problemas identificados durante a execução dos projetos e implementar / propor soluções eficazes
12. Monitorizar com detalhe o progresso dos projetos face ao plano definido e ajustar os recursos ou as estratégias de acordo com as necessidades
13. Avaliar a qualidade das realizações e garantir que cumprem as normas e os requisitos definidos
14. Antecipar as necessidades de mudança organizacional decorrentes do projeto e ajudar a facilitar a transição
15. Comunicar eficazmente as mudanças planeadas e seus impactos às partes interessadas
16. Manter documentos completos e precisos relacionados aos projetos, incluindo relatórios de progresso e cronogramas
17. Preparar relatórios regulares sobre o estado do projeto para apresentar à Direção e aos stakeholders
Atividades Principais de Gestão de Sistemas de Informação
18. Assegurar a gestão e manutenção dos sistemas de informação existentes nas instalações.
19. Atualizar o plano de continuidade do negócio (procedimentos, backup,
20. Gerir os equipamentos de infraestrutura, estações de trabalho, telefones e todas as ferramentas de comunicação
21. Monitorar a resolução de incidentes e mapear riscos para garantir a continuidade da atividade
22. Gerir os pedidos de serviço e monitorizar o acesso aos sistemas e dados
23. Implementar processos de gestão de mudanças de SI e garantir alinhamento com políticas de segurança do Grupo
24. Promover novas ferramentas informáticas junto das equipas
25. Fornecer suporte técnico aos utilizadores internos
26. Avaliar as novas tecnologias e definir a sua relevância para a organização
27. Organizar, supervisionar e controlar o trabalho de fornecedores recorrentes e/ou regulares.
28. Realizar regularmente convocatórias e benchmarks para controlar a eficácia dos fornecedores
29. Negociar contratos e acordos com fornecedores informáticos
30. Facilitar uma comunicação eficaz entre a equipa informática e os stakeholders
31. Colaborar com outros departamentos para atender às necessidades tecnológicas da empresa
Perfil
32. Licenciado preferencialmente em engenharia de sistemas de informação
33. Pelo menos 5 anos de experiência em gestão de projetos num ambiente industrial
34. Bom domínio de inglês e/ou francês
35. Boa compreensão da gestão de projetos, nomeadamente a implementação de ERP e infraestrutura
36. Comunicação clara junto das equipas multidisciplinares sobre os projetos
37. Boas capacidades de organização e de priorização
38. Capacidade de tomar decisões e contribuir com soluções na gestão de projetos do Grupo
39. Capacidade de criar dashboards regulares e concisos sobre o progresso dos projetos
40. Orientado para os resultados e o cumprimento de prazos