MISS O DA FUNÇ O:O Gestor de Compras é responsável por identificar, avaliar e adquirir materiais e componentes essenciais à produção de artigos de marroquinaria, garantindo a sua adequação às necessidades dos clientes e às especificações técnicas e de qualidade do produto. A função envolve a pesquisa de novas matérias-primas, fornecedores e processos inovadores, com foco na qualidade, custo, sustentabilidade e eficiência produtiva. O profissional deve estar atento às tendências do setor, avaliando técnicas e processos de transformação de materiais, assegurando que a cadeia de abastecimento responde às exigências do design, funcionalidade e inovação. O profissional assegura a negociação com fornecedores, otimização de custos, qualidade dos materiais e cumprimento dos prazos, garantindo a competitividade e sustentabilidade da cadeia de abastecimento.PERFIL:-REQUISITOS E COMPETÊNCIAS:Licenciatura em Moda e Design de Produto; Design de produto; Engenharia de materiais ou experiência profissional correspondente.Formação em Gestão de Compras e Procurement preferencialmente.Experiência profissional de no mínimo de 3 a 5 anos em procurement de matérias-primas preferencialmente na indústria da marroquinaria, calçado ou moda.Inglês fluente (obrigatório); conhecimento de francês ou italiano será valorizado.Domínio das ferramentas MS Office, particularmente Excel.Conhecimento do ERP SAP valorizado.Conhecimento técnico de matérias-primas e processos produtivos na área da marroquinaria (couro, têxteis, metais, colas, forros).Forte capacidade de negociação.Gestão de fornecedores e procurement estratégico.Organização, planeamento e gestão de múltiplas tarefas.Possuir comunicação clara e efetiva.Forte capacidade de organização e gestão de prioridades.Orientação para a resolução de problemas e foco no resultado.-ATIVIDADES:Identificar e avaliar fornecedores estratégicos para matérias-primas e componentes.Negociar contratos, preços, condições comerciais e prazos de entrega.Monitorizar tendências de mercado e flutuações de preços para otimizar custos.Pesquisar novas matérias-primas e processos de produção inovadores aplicáveis à marroquinaria.Assegurar a conformidade dos materiais com os padrões de qualidade e exigências dos clientes.Garantir a implementação de estratégias de sourcing alinhadas com os objetivos da empresa.Avaliar fornecedores para garantir qualidade, conformidade e sustentabilidade.Participar em reuniões de projeto para identificar necessidades e suportar o desenvolvimento de produto.Garantir a disponibilidade de matérias na quantidade e tempo necessários.Analisar necessidades e criar requisições de compra.Analisar o histórico de compras para otimizar o controlo de inventário e reduzir desperdícios.Monitorizar os níveis de stock e planear a reposição de materiais para garantir que a produção ou as operações não são interrompidas.Resolver eventuais problemas relacionados com fornecimento, atrasos ou não conformidades.Suportar na resolução de problemas e reclamações com fornecedores.Procurar oportunidades de redução de custos sem comprometer a qualidade dos materiais.