A PARPÚBLICA – Participações Públicas, SGPS, S.A. (PARPÚBLICA) pretende recrutar um Diretor de Auditoria Interna (M/F) para o seu Departamento de Auditoria Interna.
Sobre a Parpública: - Entidade gestora da carteira de participações públicas e realização de outras assessorias ao Ministério das Finanças designadamente no âmbito de processos de privatização ou de acompanhamento de outras empresas públicas; - Portefólio atual de 35 empresas com volume de negócios consolidado de € 1,2 M; - Sectores de atuação: infraestruturas, saúde, imobiliário, agrícola e florestal.
Responsabilidades: Assegurar que o trabalho de auditoria interna cumpre com o que se encontra definido no Regulamento do Departamento de Auditoria Interna (DpAI); Assegurar que o trabalho de auditoria é realizado em conformidade com as Normas Globais de Auditoria Interna (NGAI) emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA) e com o Manual de Auditoria Interna (AI) da PARPÚBLICA; Assegurar que o Regulamento do DpAI e o Manual de AI estão atualizados face às NGAI e às orientações do IIA em vigor a cada momento, atualizando os referidos documentos e submetê-los à Comissão de Auditoria (CAud), para revisão e aprovação; Preparar e submeter o orçamento anual do DpAI à apreciação e aprovação do Conselho de Administração (CA) da PARPÚBLICA, e assegurar o seu cumprimento; Assegurar que os recursos disponibilizados ao DpAI são utilizados de forma eficaz e eficiente; Preparar e submeter o Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) à aprovação da Comissão de Auditoria (CAud), com base num processo de gestão do risco e alinhado com os objetivos estratégicos e operacionais da PARPÚBLICA; Liderar e supervisionar a equipa de auditoria interna, garantindo que as auditorias à PARPÚBLICA e às empresas participadas são realizadas de forma eficaz e eficiente; Emitir os relatórios preliminares, em conformidade com os modelos aprovados e proceder à sua discussão e validação com as áreas auditadas, antes da emissão da versão final do relatório; Promover a interligação da Parpública com as empresas participadas do grupo; Acompanhar a implementação das recomendações resultantes das auditorias internas, realizando follow-ups para garantir a melhoria contínua e monitorizar a sua implementação; Partilhar e coordenar as atividades de auditoria interna com os auditores e consultores externos, por forma a assegurar uma cobertura adequada e minimizar a duplicação de esforços; Colaborar com as entidades de regulação e supervisão a que a PARPÚBLICA se encontra vinculada por lei; Fomentar a obtenção dos certificados profissionais emitidos pelo IIA, por parte de todos os elementos da equipa; Instituir um Programa de Avaliação e Aperfeiçoamento de Qualidade no DpAI.
Requisitos: Habilitações Literárias ao nível mínimo da Licenciatura (pré-Bolonha) ou Mestrado (pós-Bolonha) em Gestão, Economia, Auditoria ou similar; Experiência mínima de 5 anos na área de auditoria interna; Experiência em posições de liderança e gestão de equipas (preferencial) Certificação profissional relevante, como CIA (Certified Internal Auditor) ou equivalente, emitida pelo Instituto dos Auditores Internos (preferencial); Experiência no Setor Empresarial do Estado (preferencial); Experiência profissional em empresa multinacional de referência em auditoria/consultoria – Big 4 (preferencial); Fortes conhecimentos de contabilidade e das normas contabilísticas; Conhecimento sólido das Normas Globais de Auditoria Interna e nas metodologias de auditoria interna de referência (ex: COSO); Conhecimentos sólidos em Gestão do Risco, Controlo Interno Análise/Otimização de processos; Excelentes conhecimentos das ferramentas Office; Nível avançado de inglês (falado e escrito).
Perfil Pessoal: Forte sentido de responsabilidade, integridade, objetividade, rigor, ética e discrição, assegurando toda a confidencialidade; Forte capacidade de liderança, tomada de decisão e resolução de problemas; Excelentes capacidades de comunicação verbal e escrita, com competências para elaborar relatórios claros e convincentes para os órgãos de gestão; Elevada capacidade de planeamento e de organização; Muito bom relacionamento interpessoal e capacidade de trabalhar em equipa; Elevado espírito crítico e capacidade analítica; Espírito de iniciativa e orientação para os objetivos/resultados; Forte capacidade para se adaptar com facilidade e rapidamente à mudança.
Oferecemos: Contrato de trabalho sem termo.
Integração numa empresa certificada pela Bureau Veritas no âmbito da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar Oportunidade de desenvolvimento profissional.
Pacote de benefícios sociais atrativo.
Os(As) candidatos(as) interessados(as) devem enviar a sua candidatura, acompanhada de Curriculum Vitae e Carta de Motivação, para o endereço de e-mail ****** até ao próximo dia 13/04/2025.
Todas as candidaturas serão tratadas com confidencialidade ao abrigo da Lei de Proteção de Dados.