Porto, Portugal | Publicado em 07-03-2025
Empresa: Empresa de referência no setor da indústria alimentar.
Missão: Este profissional será responsável pela gestão financeira da empresa, garantindo a conformidade fiscal, a otimização dos processos financeiros e uma relação eficiente com instituições bancárias. Terá um papel estratégico na definição e implementação de políticas financeiras, assegurando a sustentabilidade do negócio.
Responsabilidades
* Assegurar o regular cumprimento das obrigações contabilísticas e fiscais de acordo com a legislação nacional em vigor, ou coordenar os especialistas externos encarregados de o fazer.
* Apoiar o CFO do Grupo na implementação da estratégia financeira e na comunicação com todos os stakeholders bancários e financeiros locais.
* Garantir a exatidão e o cumprimento dos prazos de apresentação da informação contabilística, seja ela demonstrações financeiras legalmente obrigatórias ou relatórios específicos para a empresa-mãe, relatórios de gestão e outros internos ou externos.
* Assegurar o cumprimento das obrigações societárias (p.e.: aprovação das demonstrações financeiras, auditorias).
* Implementar e otimizar os sistemas contabilísticos, de modo a que os mesmos respondam às necessidades da empresa e do grupo em matéria de informação estatutária e fiscal.
* Apoiar o controlo de gestão procedendo à preparação mensal dos balanços e forecast; assegurar a realização de relatórios referentes à eficiência e performances, juntamente com a devida análise dos desvios e follow-up das medidas corretivas e preventivas, em cooperação com todos os outros elementos envolvidos.
* Supervisionar o ciclo de ativo e passivos para assegurar que toda a documentação de suporte aos registos contabilísticos seja correta; supervisionar o ciclo financeiro de modo a coordenar o fluxo dos prazos de pagamento e da sua execução.
* Cooperar na construção do orçamento e proceder à sua adequada análise ao longo do ano (controles do orçamento, dados YTD, consolidações, desvios e revisões).
* Gerir as relações entre autoridades de controlo na área administrativa, fiscal e auditores.
* Adaptar a contabilidade interna às normas fiscais e redigir a declaração fiscal, o balanço anual, ou coordenar os especialistas externos encarregados de o fazer.
* Assegurar a direção administrativa da empresa e gerir a tesouraria em coordenação com a sede, devendo preparar e manter atualizado um mapa de tesouraria para coordenação das necessidades financeiras locais.
* Coordenar os projetos IT, no que diz respeito à área financeira (Navision).
* Coordenar, motivar e acompanhar a equipa financeira.
Requisitos
* Experiência profissional em funções similares de coordenação da área financeira, em empresa industrial de média ou grande dimensão (preferencial). Será valorizada a experiência prévia em Auditoria Externa em contexto de Big4.
* Background académico em Contabilidade, Fiscalidade, Economia, Gestão ou áreas similares.
* Será valorizada a Certificação em Contabilidade e a inscrição na Ordem dos Contabilistas.
* Domínio da Língua Inglesa (falado e escrito).
* Capacidade analítica e planeamento financeiro, assim como definição e implementação da estratégia financeira em linha com os objetivos da empresa.
* Sólidos conhecimentos de fiscalidade e regulação financeira.
* Domínio de contabilidade orçamental, elaboração de orçamentos, acompanhamento, controlo e consolidação de contas.
* Proatividade, resiliência e sentido de responsabilidade.
* Capacidade de negociação e relacionamento interpessoal.
* Visão estratégica, capacidade para tomar decisões estratégicas e orientação para resultados.
* Competências de liderança, coordenação e motivação de equipas.
* Domínio de Excel e Navision (preferencial).
Agradecemos a sua candidatura e informamos que apenas contactaremos candidatos elegíveis para o projeto.
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