Função O Regulador de tráfego é responsável por apoiar o pessoal tripulante e assegurar a eficiência da oferta de transporte da empresa. As suas funções poderão ser exercidas (i) no Posto Central de Comando, acompanhando a rede sob sua responsabilidade, nomeadamente identificando, regulando, corrigindo e registando as perturbações ao normal funcionamento; (ii) nos locais onde existe operação do SMM, com funções idênticas às anteriores e avaliando o cumprimento das regras aplicáveis; ou (iii) na Expedição, assegurando a correta afetação do meios humanos e materiais, de acordo com as normas de disciplina, regulamentos internos, horários programados.Principais atividades • Acompanha o desempenho do grupo de motoristas que lhe estão afetos;• Cumprir e fazer cumprir as normas em vigor, designadamente os procedimentos (em particular de Qualidade, Ambiente e Segurança), modos operatórios e outras orientações definidas pela empresa, nomeadamente pela Direção da Operação;• Ministrar ações de formação, nomeadamente de motoristas, sempre que necessário;• Propor sugestões de melhoria no que respeita à qualidade do serviço prestado, bem como propostas de otimização funcional, operativa e económica;• Quando em serviço no Posto Central de Comando:• Gerir a circulação, coordenando as entradas e retiradas em serviço comercial, vigiando os adiantamentos e atrasos das circulações e monitorizando os alarmes em tempo real;• Intervir em ações de regulação, nomeadamente ajuste dos horários de serviço dos veículos e dos motoristas, regulação dos intervalos de passagem, substituição de recursos e outras perturbações que possam surgir na rede;• Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno;• Atendimento da linha de emergência de apoio a clientes, registando as comunicações recebidas e assegurando o encaminhamento para o seu tratamento de acordo com o procedimento definido;• Monitorizar o estado de conservação da infraestrutura e dos equipamentos (e.g. bilhética, comunicações), através do sistema de alarmística, reportando os incidentes que possam afetar a boa prestação do serviço de transportes;• Quando em serviço na expedição:• Acompanhar o início dos serviços, assegurando a sua pontualidade, promovendo a correta afetação do meios humanos, introduzindo as alterações que sejam necessárias, nomeadamente através da supressão de eventuais faltas de motoristas (ausências imprevistas) e de veículos (avarias que impeçam a entrada ao serviço);• Assegurar os finais de serviço, recolhendo informação do motorista sobre eventuais anomalias nos veículos e recebendo objetos perdidos;• Prestar informações e apoio aos motoristas sobre a atividade destes, com apoio do planeamento operacional, nomeadamente sobre as escalas definidas, os horários estabelecidos, os planos de férias, os pedidos de ausências e outras solicitações que lhe sejam colocadas pelo pessoal tripulante;• Quando em serviço nos locais de operação:• Conduzir, sempre que necessário, as viaturas do sistema da Metro Mondego, em serviço não comercial, nomeadamente em caso de retiradas de serviço e deslocações para a oficina;• Em caso acidente ou incidente, prestar apoio aos meios humanos presentes no terreno, assumindo a coordenação das ações necessárias, articulando a sua efetivação com motoristas, equipas de manutenção, responsável de QAS e, se necessário, com as forças de emergência.RequisitosRequisitos • Habilitações Académicas: 12.º ano;• Experiência Mínima na Área, ou equivalente: 3 anos;• Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;• Disponibilidade para trabalhar em regime de escalas/turnos de serviço;•Certificado de registo criminal.Fatores de valorização• Carta de condução de veículos pesados de passageiros;• Certificado de Aptidão para Motorista;• Experiência como motorista em empresa de transportes públicos de passageiros;• Formação complementar na área da logística e dos transportes;• Formação Académica com grau de licenciatura;• Residência na área servida pelo Sistema de Mobilidade do Mondego;• Conhecimentos de inglês.Competências • Bom relacionamento interpessoal e comunicacional;• Excelente capacidade de organização, planeamento e gestão do tempo;• Forte capacidade de liderança e gestão de equipas;• Forte capacidade de negociação, observação, inovação, rentabilização de recursos, resolução de problemas em tempo útil e tomada de decisões;• Orientação para o cliente;• Elevado sentido de ética e responsabilidade profissional;• Simpatia e cordialidade;• Pontualidade e assiduidade.