Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Órgão/Serviço: Instituto Politécnico de Lisboa
Carreiras Especiais
Carreira: Docente do ensino superior politécnico
Grau de Complexidade: 0
Remuneração: 3 251,81€
Caracterização do Posto de Trabalho: O descrito no n.º 4 do artigo 3.º do ECPDESP.
Local de Trabalho:
* Instituto Superior de Engenharia de Lisboa
* Morada: Rua Conselheiro Emídio Navarro, n.º 1, Marvila, 1959-007 LISBOA
* Nº Postos: 1
Quota para Portadores de Deficiência: 0
Observações:
Relação Jurídica Exigida:
* Nomeação definitiva
* Nomeação transitória, por tempo determinável
* Nomeação transitória, por tempo determinado
* CTFP por tempo indeterminado
* CTFP a termo resolutivo certo
* CTFP a termo resolutivo incerto
* Sem Relação Jurídica de Emprego Público
Habilitação Literária: Doutoramento
Descrição da Habilitação Literária: Doutor ou título de especialista em Matemática, na área ou área afim para que é aberto o concurso.
Admissão de candidatos não titulares da habilitação exigida: Não
Outros Requisitos: Requisitos de admissão - Ao referido concurso poderão ser opositores os candidatos que se encontrem nas condições previstas no artigo 17.º do ECPDESP, detentores do grau de doutor ou do título de especialista em Matemática, na área ou área afim para que é aberto o concurso.
Data Publicitação: 2024-10-23
Jornal Oficial e Órgão de Comunicação Social: Diário da República, sítio da internet da FCT e sítio da internet do ISEL
Descrição do Procedimento: Nos termos do disposto nos artigos 3.º, 5.º, 10.º -B, 15.º, 15.º -A, 17.º e 29.º -B do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP) aprovado pelo Decreto-Lei n.º 185/81, de 1 de julho, na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 207/2009, de 31 de agosto, e pela Lei n.º 7/2010, de 13 de maio, conjugados com o Despacho n.º 1979/2010, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 19, de 28 de janeiro, retificado pela Declaração de Retificação n.º 244/2010, publicada no Diário da República, 2.ª série, n.º 26, de 8 de fevereiro, que aprovou o Regulamento dos Concursos para a Contratação do Pessoal da Carreira Docente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), torna-se público que, por meu despacho de 04.07.2024, proferido no uso das competências previstas na alínea d) do n.º 1 do artigo 92.º da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, e na alínea d) do n.º 1 do artigo 26.º do Despacho Normativo n.º 20/2009, de 13 de maio, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 98, de 21 de maio, encontra-se aberto, pelo prazo de 30 dias úteis contados do dia útil imediato àquele em que o presente edital for publicado no Diário da República, para ocupação de um posto de trabalho de professor adjunto, previsto e não ocupado, no mapa de pessoal docente para 2024, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa.
Tipo de concurso: Concurso Documental
Categoria: Professor Adjunto
Departamento: Matemática, Área Disciplinar de Cálculo de Variações, Equações Diferenciais e Sistemas Dinâmicos.
Validade do concurso: O concurso cessa com a ocupação da vaga constante no edital, conforme disposto no artigo 38.º do Despacho n.º 1979/2010, de 28 de janeiro.
Conteúdo funcional: O descrito no n.º 4 do artigo 3.º do ECPDESP.
Modalidade de relação jurídica aplicável: Contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado com um período experimental de cinco anos nos termos do artigo 10ºB do ECPDESP.
Requisitos de admissão:
* Os candidatos deverão possuir domínio da língua portuguesa falada e escrita.
* Os candidatos de nacionalidade estrangeira, exceto os de países de língua oficial portuguesa, deverão demonstrar possuir domínio da língua portuguesa falada e escrita, ao nível comum de referência B1, ou superior.
* Esse requisito é reconhecido oficialmente através de certificado ou diploma de competência comunicativa em língua portuguesa do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, do Conselho da Europa.
* Deverá ser detentor do requisito referido até à data do termo do prazo para a apresentação das candidaturas ao presente concurso.
Candidaturas: As candidaturas deverão ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao Senhor Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa e remetidas para o seguinte endereço eletrónico: ***************@isel.pt.
Elementos a constar do requerimento:
* Dos requerimentos deverão constar, obrigatoriamente, os seguintes elementos: nome completo, filiação, data e local de nascimento, número e data do bilhete de identidade/cartão do cidadão, residência e número de telefone, estado civil, grau académico e respetiva classificação final, categoria profissional e cargo que atualmente ocupa, identificação do concurso a que se candidata e Diário da República que publicita o presente edital, e ainda todos os elementos que permitam ajuizar sobre aptidões dos interessados.
Instrução do processo de candidatura:
* Os candidatos deverão instruir os seus requerimentos com os seguintes documentos, no formato PDF:
* a) Bilhete de identidade ou cartão de cidadão;
* b) Certificado do registo criminal;
* c) Atestado médico;
* d) Boletim de vacinação obrigatória;
* e) Documentos que comprovem estar o candidato nas condições legais a que se refere o ponto 7 deste edital;
* f) Curriculum vitae detalhado, datado e assinado pelo próprio;
* g) Documentação comprovativa referida no curriculum vitae;
* h) Cinco artigos selecionados pelo candidato;
* i) Tese de doutoramento;
* j) Dossier com os recursos didáticos referentes a uma unidade curricular;
* k) Lista completa da documentação apresentada.
Critérios de seleção e ordenação dos candidatos:
* Em conformidade com o disposto no artigo 15.º-A e 23.º do ECPDESP, e no artigo 26.º do Despacho n.º 1979/2010, o Júri valoriza cada uma das componentes para cada candidato.
Júri:
* Presidente: Doutor José Leonel Linhares da Rocha, Professor Coordenador e Presidente do Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
* Vogais Efetivos:
* Doutor Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte;
* Doutora Fernanda Amélia Fernandes Ferreira;
* Doutora Maria Joana Costa Cruz Oliveira Torres;
* Doutora Maria Clara Canotilho Grácio;
* Doutor Luís Manuel Ferreira da Silva.
* Vogais Suplentes:
* Doutora Sara Luísa Dimas Fernandes;
* Doutor Jorge das Neves Duarte.
Admissão, avaliação e ordenação dos candidatos: O júri reúne-se para deliberar sobre a admissão e proceder à avaliação e ordenação dos candidatos à luz dos critérios mencionados.
Consulta do processo: O processo do concurso pode ser consultado pelos candidatos no Secretariado do Departamento de Matemática do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, por agendamento prévio.
Condicionantes ao recrutamento: Os candidatos que vierem a ser seriados em lugar elegível para recrutamento serão contratados nos termos e condições que permitam o cumprimento das disposições constantes no artigo 22.º da Lei n.º 82/2023.
Política de Igualdade: O IPL promove ativamente uma política de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no acesso ao emprego e na progressão profissional.
Lisboa, 11 de outubro de 2024.
O Presidente do IPL
* Professor Doutor Elmano da Fonseca Margato.
#J-18808-Ljbffr