Descrição da empresa
A MAKRO é filial portuguesa do Grupo METRO, líder no mercado da grande distribuição. Estamos presentes em 25 países e o nosso propósito é viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade.
Somos uma empresa global que atua localmente. Os nossos produtos e serviços definem os padrões para o futuro: foco no cliente, inovação tecnológica e modelos de negócios sustentáveis. Somos o parceiro de excelência do canal HoReCa.
Descrição do emprego
Missão:
O Key Account Manager na Makro Portugal desempenha um papel fundamental na construção de parcerias estratégicas e na otimização do desempenho financeiro das grandes contas no setor Horeca. Este profissional desempenha um papel crucial na consecução dos objetivos de negócios da empresa e na satisfação dos clientes. Focam-se na aquisição de novos clientes, na construção dos relacionamentos existentes e na maximização do lucro através da implementação de estratégias eficazes de preços e de nível de serviço.
Principais Responsabilidades:
1. Acompanhar de perto as tendências do mercado Horeca, de forma a conhecer a concorrência e identificar oportunidades de crescimento;
2. Apoiar no desenvolvimento da estratégia da área de KAM, nomeadamente, na implementação das estratégias adaptadas aos cenários atuais do mercado para garantir vantagem competitiva, com foco no aumento da receita e na otimização da margem de lucro;
3. Identificar e adquirir novos clientes, ampliando a base de clientes da empresa e a presença no mercado;
4. Contribuir e colaborar nas análises preditivas de vendas de forma a conseguir efetuar um planeamento de negócios mais eficiente;
5. Monitorizar o desempenho das contas, avaliando os resultados financeiros e os KPIs de vendas, margem, marcas próprias e outros, ajustando estratégias conforme necessário;
6. Gerir uma P&L completa das contas sob a sua responsabilidade, garantindo a maximização da rentabilidade e a gestão eficaz dos custos;
7. Desenvolver e manter relacionamentos estratégicos com cadeias de hotéis e restaurantes, compreendendo as suas necessidades e objetivos comerciais;
8. Negociar e re-negociar contratos e acordos comerciais com cadeias de hotéis e restaurantes, garantindo as condições contratuais;
9. Fornecer soluções customizadas para atender às necessidades específicas dos clientes Horeca, trabalhando em estreita colaboração com a equipa de FSD (serviço de entregas);
10. Colaborar com as equipas de vendas e marketing para criar estratégias eficazes de venda para atender às necessidades dos clientes Horeca.
Qualificações
11. Habilitações mínimas ao nível de Licenciatura em Gestão, Economia, entre outras;
12. Mínimo de 5 anos de experiência na área comercial e preferencialmente no canal HoReCa e em gestão de grandes contas;
13. Conhecimentos de avaliação de contas de exploração (P&L);
14. Conhecimentos avançados de Microsoft Office Excel;
15. Fluência ao nível do Inglês (mínimo nível B1 - obrigatório);
16. Elevada capacidade de planeamento e organização;
17. Elevada capacidade analítica e de resolução de problemas;
18. Excelente capacidade de comunicação, negociação e argumentação;
19. Disponibilidade para deslocações nacionais.
Informação adicional
Com a Makro irás ter:
20. Integração num grupo empresarial sólido com dimensão internacional e com um ambiente de trabalho dinâmico e proativo;
21. Contrato sem termo;
22. Seguro de vida e Seguro de saúde (extensível aos descendentes);
23. Plano de formação inicial e contínuo com oportunidades constantes de aprendizagem;
24. Descontos para funcionários nas nossas lojas Makro, bem como outros descontos na nossa rede de parceiros;
25. Viatura para uso total com plafond de combustível;
26. Bónus mensal e prémios variáveis de acordo com o atingimento de objetivos.