Quando ele é empregado por uma casa de “couture”, o costureiro faz peças únicas seguindo as indicações do estilista. Quando ele trabalha por conta própria como artesão, ele pode fazer vestidos de casamento, ternos, smokings e blazers, etc. Ele trabalha os tecidos de acordo com os pedidos dos clientes. Ele também faz retoques em roupas: bainhas, consertos...
Na maioria dos casos, os profissionais que têm um emprego de costureiro são independentes e trabalham de casa, de um ateliê ou diretamente nas lojas. O costureiro recepciona os clientes, escuta seu pedido e aconselha. Depois ele toma medidas e as escreve em uma ficha. Ele deve ser muito rigoroso quando faz roupas sob medida. Elas devem se adaptar ao corpo do cliente e ser o mais confortável possível. O costureiro pode fazer roupas para homens, mulheres e crianças.
Com o cliente, ele escolhe o tipo de tecido e a cor a ser utilizada. Ele deve conhecer as qualidades e especificações de cada tecido para ser capaz de aconselhar o cliente. Ele realiza a encomenda desenhando croquis e peças em um material rígido, do tamanho desejado. Ele marca, corta e junta todos os pedaços de tecido que vão formar a roupa final. O cliente vem no ateliê para provar a roupa e para que o costureiro possa fazer certos ajustes.
Quando ele trabalha em um grande ateliê, o emprego de costureiro se transforma. Lá ele é um operário qualificado que trabalha muitas vezes com uma parte só do exercício da costura.
Ao clicar em "Confirmar", aceita os nossos Termos e Condições Gerais de Utilização e declara ter lido a política de proteção de dados de jobijoba.pt.
Você pode se registrar e se beneficiar facilmente de todo o poder do Jobijoba
Criar uma conta
Você pode pesquisar por local, posto, empresa e ter propostas relevantes para ofertas de emprego.
Leia mais